O presidente do Sport Díli e Benfica, Fernando Encarnação, lembrou hoje, em comunicado enviado à agência Lusa, o futebolista Eusébio da Silva como uma «eterna lenda» e uma «figura imortal».

«O Eusébio deixa um grande vazio. Eusébio é uma eterna lenda, uma figura imortal. O Grande Pantera Negra», afirma em comunicado Fernando Encarnação, sublinhando que foi com muita tristeza que recebeu a notícia da sua morte, domingo.

Segundo Fernando Encarnação, Eusébio foi uma das «grandes figuras do futebol português e mundial» e em Timor-Leste é uma «referência» para os timorenses.

«Tive o prazer e privilégio de o conhecer pessoalmente, quando da sua deslocação a Timor, onde o Eusébio partilhou experiências e histórias da sua longa carreira como futebolista. Tive também a oportunidade de constar da sua grandeza como Homem. Pessoa humilde, simples, acessível, com valores, princípios e sentimentos», acrescenta.

Eusébio da Silva Ferreira morreu no domingo, às 04h30, vítima de paragem cardiorrespiratória.

O "Pantera Negra" ganhou a Bola de Ouro em 1965 e conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial de Inglaterra, em 1966, foi considerado o melhor jogador e foi o melhor marcador, com nove golos, levando Portugal ao terceiro lugar.

Eusébio nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique.

O corpo do antigo jogador de futebol Eusébio está em câmara ardente no Estádio da Luz, porta 1 (acesso pela porta 11), desde as 17h30 de domingo, com a missa a realizar-se hoje, às 16h00, na Igreja do Seminário no Largo da Luz, após o que o corpo segue para o cemitério do Lumiar, onde o funeral se realiza às 17h00.