O grupo parlamentar do PSD defende que Eusébio merece as honras do Panteão Nacional e vai propor que isso aconteça daqui a um ano, nos termos da lei, anunciou hoje o líder da bancada social-democrata.

"No grupo parlamentar do PSD não temos dúvidas de que Eusébio merece as honras do Panteão Nacional e não deixaremos de propor que o mesmo lhe seja concedido daqui a um ano, nos termos da lei", afirma Luís Montenegro, numa declaração enviada à agência Lusa.

"Mas hoje evocamos em Eusébio o orgulho de ser português e a ambição de procurarmos a excelência em tudo o que fazemos", acrescenta o líder parlamentar do PSD.

Na mesma declaração escrita, Luís Montenegro considera: "O mais importante no dia de hoje é partilharmos com os portugueses a partida de um símbolo da nossa identidade nacional, um português simples, solidário, patriota e um desportista de excelência".

De acordo com a lei 28/2000, "as honras do Panteão destinam-se a homenagear e a perpetuar a memória dos cidadãos portugueses que se distinguiram por serviços prestados ao país, no exercício de altos cargos públicos, altos serviços militares, na expansão da cultura portuguesa, na criação literária, científica e artística ou na defesa dos valores da civilização, em prol da dignificação da pessoa humana e da causa da liberdade".

As honras do Panteão, situado na Igreja de Santa Engrácia, em Lisboa, podem consistir "na deposição no Panteão Nacional dos restos mortais dos cidadãos distinguidos" ou "na afixação no Panteão Nacional da lápide alusiva à sua vida e à sua obra", sendo a sua concessão "da competência exclusiva da Assembleia da República".

A mesma lei estabelece que "as honras do Panteão não poderão ser concedidas antes do decurso do prazo de um ano sobre a morte dos cidadãos distinguidos".

A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, admitiu hoje a hipótese de os restos mortais de Eusébio serem depositados no Panteão Nacional, assinalando que essa decisão cabe aos grupos parlamentares.

Entretanto, o líder parlamentar do PS, Alberto Martins, pediu à presidente da Assembleia da República que a conferência de líderes parlamentares, cuja próxima reunião se realiza na quarta-feira, analise a possibilidade de Eusébio ser reconhecido com "honras do Panteão Nacional e a deposição nele dos seus restos mortais"

O antigo jogador de futebol  Eusébio da Silva Ferreira morreu no domingo, aos 71 anos. O seu corpo vai hoje a enterrar no cemitério do Lumiar, em Lisboa.

Nascido a 25 de janeiro de 1942 em Moçambique, na então cidade de Lourenço Marques, atual Maputo, Eusébio destacou-se ao serviço do Benfica e da seleção portuguesa de futebol, nos anos 60 e 70, ficando conhecido como "pantera negra".

Foi distinguido como melhor jogador de futebol  europeu com a Bola de Ouro em 1965 e conquistou duas Botas de Ouro por ter sido o melhor marcador europeu das épocas 1967/68 e 1972/73.

No mundial de futebol de Inglaterra de 1966, em que Portugal ficou em terceiro lugar, Eusébio foi considerado o melhor jogador e foi o melhor marcador, com nove golos.