O humorista e assumido benfiquista Ricardo Araújo Pereira contou domingo que certo dia pediu ao pai para dar boleia a Eusébio, que estava na Estrada de Benfica a tentar apanhar um táxi para o aeroporto da Portela.

“Tinha eu para aí uns 17 anos. Ia no carro do meu pai, quando vi o Eusébio a mandar parar um táxi na Estrada de Benfica. Eu sabia que o Benfica ia fazer um estágio à Suécia e, então, tive de convencer o meu pai a dar-lhe boleia e ainda convencer o Eusébio a entrar no carro, de modo a que ele não pensasse que eu era um maluco”, revelou Ricardo Araújo Pereira.

O humorista revelou, ainda, que anos mais tarde comprou o carro ao pai, quando “teve dinheiro para isso”, que “colocou a cadeira da filha no lugar onde Eusébio se tinha sentado” e ainda que continuou a andar no carro “até ele parar”.

O seu projeto atual era “convencer o Eusébio a entrar no carro que tem agora”, mas refere que “já não foi a tempo”.

Eusébio conta ainda outro episódio na sequência do nascimento da sua filha.

“Quando ela nasceu, enviei mensagens aos amigos benfiquistas a dizer que passáramos a ser seis milhões... mais um. A minha vida é melhor por causa do Benfica e o Benfica é melhor por causa do Eusébio, logo a minha vida é muito melhor por causa do Eusébio”, disse Ricardo Araújo Pereira, para quem “71 anos é demasiado cedo para partir, sobretudo para uma divindade”.

O conhecido humorista lembrou, ainda, uma viagem a Liverpool, depois do Benfica ter goleado o Everton por 5-0: “O estadio era feio, escuro, o tempo estava horrível, e, a certa altura, o ´speaker’ anunciou que o Eusébio vinha ao centro do terreno”.

“Aqueles ingleses todos desataram a aplaudir de pé o Eusébio, foi a única alegria que tiveram naquela noite em que ‘levaram’ mais dois golos do Benfica. Fiquei magoado. O Eusébio era nosso, aqueles ingleses não tinham nada de o aplaudir, mas depois vi que o tinha de partilhar porque ele é maior do que as fronteiras”.

Eusébio da Silva Ferreira morreu no domingo, às 04:30, vítima de paragem cardiorrespiratória.

O “Pantera Negra” ganhou a Bola de Ouro em 1965 e conquistou duas Botas de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial de Inglaterra, em 1966, foi considerado o melhor jogador e foi o melhor marcador, com nove golos, levando Portugal ao terceiro lugar.

Eusébio nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique.

O corpo do antigo jogador de futebol Eusébio está em câmara ardente no Estádio da Luz, porta 1 (acesso pela porta 11), desde as 17h30 de domingo, com a missa a realizar-se hoje, às 16:00, na Igreja do Seminário no Largo da Luz, após o que o corpo segue para o cemitério do Lumiar, onde o funeral se realiza às 17:00.