A Assembleia Legislativa da Madeira aprovou hoje, por unanimidade, três votos de pesar pela morte de Eusébio da Silva Ferreira, que faleceu domingo.
Os votos de pesar do PSD, CDS e PS convergem na figura «única e ímpar» enquanto desportista e jogador do Benfica e da Seleção Nacional e nas qualidades humanas como «homem simples» de Eusébio da Silva Ferreira, que «dignificou» Portugal e os portugueses a nível nacional e internacional.
Os votos mereceram a aprovação dos partidos signatários bem como dos deputados do PTP, PCP, MPT, PND, PAN e do deputado independente (ex-PSD) José Pedro Pereira.
Num artigo de opinião hoje publicado no Jornal da Madeira, o presidente do Governo Regional, Alberto João Jardim, enaltece também a figura do "pantera negra" e dá conta de que conheceu Eusébio «no princípio dos anos oitenta, em Cape Cod, Estados Unidos, na residência de férias de um grande madeirense também falecido o senhor José Fernandes».
«Vivia-se ainda um resto dos tempos em que os energúmenos que tentaram se apossar da Revolução de Abril, não perdoavam a legítima opção portuguesa de Eusébio e dolosamente procuravam-no confundir com símbolos do regime deposto», relata.
Jardim recorda que Eusébio era um «cavalheiro, ´gentleman´, de conversa interessante em serões prolongados, a desmentir o que os seus detratores dele diziam, hábito português reles da inveja».
«Portugal viu falecer um Homem que nos encheu de orgulho como poucos, mas que merecidamente permanece na memória coletiva», conclui.