O SC Braga venceu, esta sexta-feira, o rival e vizinho Vitória de Guimarães por 3-0, em desafio de abertura da 15.ª jornada do campeonato português, a última da primeira volta, que se disputou no Estádio AXA. Braga dominou a partida e por isso justificou o triunfo sobre os eternos adversários.

Para este desafio, e mesmo com o regresso de Maazou à lista de convocados, Tómané continuou a merecer a confiança do treinador Rui Vitória e foi o jovem português que ficou com as responsabilidades na frente do ataque vitoriano.

Na equipa de Jesualdo Ferreira, o reforço romeno Rusescu continuou a ser aposta segura, apesar de não ter marcado no último encontro dos arsenalistas com o Arouca para a Taça de Portugal.

Antes do desafio,  os jogadores fizeram um círculo no meio-campo e, juntamente com os adeptos nas bancadas, cumpriu-se um minuto de silêncio em memória de Eusébio Silva Ferreira, falecido no passado domingo. Na publicidade à volta do relvado estava ainda escrito a frase "As lendas são imortais, até sempre Pantera Negra".

No primeiro tempo, ao minuto 17, Rusescu rematou forte a exigir uma boa defesa de Douglas e, na recarga, Rafa, de pé direito, fez novo remate mas este tinha Freire pela frente a impedir a jogada.

Cinco minutos depois, após passe providencial de Alan, Rafa rematou em força para a defesa aplicada de Douglas, com a bola ainda a chegar a Rusescu, que tentou a recarga, mas falhou o alvo.

Já perto da meia hora, nova oportunidade e o Braga sem conseguir acertar com o alvo. Numa jogada bonita por parte dos homens da frente do Braga, coube a Pardo aplicar o toque final mas o avançado colombiano voltou a enviar a bola ao lado da baliza defendida por Douglas.

Contudo, ao minuto 31, Pardo redimiu-se e marcou o golo que vai dando vantagem aos bracarenses, após passe de Rafa. Os adeptos bracarenses tinham sofrido até ao golo, mas viram a sua ansiedade transformada em celebração com o golo de Pardo.

À entrada para o segundo tempo, Rui Vitória fez dupla substituição: saíram André Santos e Tómané e entraram Crivellaro e Maazou.

No segundo tempo, sob o domínio do Braga sobre o Vitória de Guimarães - que esteve desaparecido durante os 90 minutos de jogos - a equipa comandada materializou o domínio com dois golos da autoria do romeno Rusescu (66’ e 72’).

Com este triunfo em casa, a equipa de Jesualdo sobe provisoriamente para o sexto lugar, a um ponto do Vitória (5.º), mas ainda a 11 do trio da frente.

O SC Braga volta a entrar em ação na quarta-feira em casa para a Taça da Liga, tendo o Beira-Mar como adversário. O Vitória de Guimarães está afastado desta prova.