Um “clássico” Benfica - FC Porto é sempre um jogo emotivo devido à crescente rivalidade entre os dois emblemas, mas no próximo domingo será um jogo diferente por causa do desaparecimento de Eusébio da Silva Ferreira.

Para o antigo jogador e treinador do Benfica, Toni, a carga emocional do clássico da 15.ª jornada com a morte de Eusébio será enorme e poderá ter consequências no terreno de jogo.

«Há uma carga emocional a marcar este jogo e é essa carga emocional do qual ninguém se vai libertar dela, nem os adeptos nem os jogadores nem os treinadores. O treinador do Benfica tem aqui um trabalho mais complicado em relação a estes factores e a esta carga emocional dentro dos seus jogadores. E do outro lado estará um treinador que preparou a sua equipa analisando a sua equipa no caso do Paulo Fonseca. O Jesus fará a mesma coisa, tentará também explorar os pontos fracos da equipa adversária», começou por dizer Toni ao SAPO Desporto.

«As duas equipas penso que são muito iguais. Na época passada fizeram um caminho muito igual, muito paralelo ao longo do campeonato. Este ano têm-no feito em défice exibicional, mas, no entanto, mantêm os pontos e depois também têm aqui mais um adversário. É que essa corrida a dois como foi na época passada, este ano é uma corrida a três. E depois este clássico termina a primeira volta e há um lugar comum que é que o jogo é importante mas não é decisivo. É verdade. Agora que deixa em termos psicológicos a equipa sempre mais forte aquela que ganha disso não tenho dúvidas. Mas nesta altura, é um jogo que também não decide. Deixará marcas psicológicas, mas ainda há uma segunda volta para jogar», acrescentou Toni na antevisão do clássico da 15.ª jornada.

«Mas como ponto de partida deste clássico, a carga emocional transportada para este jogo devido a uma semana em que o Rei nos deixa. É um clássico completamente diferente de todos os clássicos que foram jogados», disse Toni acrescentando que a homenagem a Eusébio «pode ter um efeito positivo ou negativo».

«O efeito positivo no sentido em que os jogadores do Benfica quererão ganhar esse jogo. Se já o queriam ganhar sem a morte do Eusébio então com a morte dele vão querer ganhá-lo ainda mais, e aí pode entrar o factor negativo que é a ansiedade que lhe poderá retirar a fluidez, a lucidez portanto pode atraiçoá-los também. Espero bem que este lado negativo não entre no jogo e depois para terminar a melhor forma que há de homenagear um homem, um futebolista, é os intervenientes diretos, os jogadores e os adeptos respeitarem-se a si próprios. Portanto, respeitando-se a si próprios estão a respeitar os outros e estão a respeitar essa figura eterna que é o Eusébio», sentenciou o antigo jogador do Benfica.

O jogo entre Benfica e FC Porto está agendado para domingo no estádio da Luz às 16h00 com arbitragem do portuense Artur Soares Dias.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.