O antigo jogador e treinador do FC Porto, António Oliveira, espera um grande ambiente nas bancadas do estádio da Luz este domingo para o clássico do futebol português da 15.ª jornada, e considera que o apoio dos adeptos do Benfica à equipa vai ser diferente devido ao falecimento de Eusébio.

Benfica e FC Porto procuram este domingo terminar a primeira volta do campeonato em primeiro lugar num clássico diferente de todos os outros. A morte de Eusébio há uma semana deixou o emblema da Luz de luto e com uma motivação extra para vencer o rival. António Oliveira conhece bem as dificuldades de jogar na casa do Benfica, tanto como jogador, como treinador.

Em entrevista ao SAPO Desporto, António Oliveira fez a antevisão do clássico onde o Benfica vai entrar "motivadíssimo" para homenagear Eusébio.

«O Benfica vai, naturalmente, sentir-se motivadíssimo neste jogo, mas não é pelo facto do Eusébio ter falecido porque isso até pode atrapalhar os movimento da equipa. O estado emocional de um jogador deve ser o de cada um de nós em função evidentemente das suas circunstâncias e que depois coletivamente pode-se criar alguma motivação que ser for positiva pode realmente ajudar o Benfica a transcender-se neste jogo. Mas o jogo só por si, o facto da classificação estar igual, os pontos iguais qualquer jogo entre Benfica e FC Porto, Porto e Benfica, Benficae  Sporting, ou Porto e Sporting, obriga a que os jogadores se transcendam nestes jogos pelo menos na vontade e no querer. Até pode acontecer que haja esse motivação extra pelo facto do Eusébio, um símbolo do Benfica, um símbolo europeu e português, o grande ídolo das massas e do povo pode ter impacto nalguma motivação extra, mas repare que essa motivação até pode atrapalhar os movimentos e o rendimento de uma equipa de futebol como o Benfica», começou por dizer António Oliveira.

«Toda esse envolvência emocional, e posso dizer-lhe de experiência própria que depois dos jogadores entrarem em campo não se vão lembrar mais nem do Eusébio, nem dos pais falecidos, porque o jogo é bonito por isso, ultrapassa todas as emoções  que possamos ter naquele momento para além do querer ganhar um jogo como este. Agora, na plateia, na bancada, acredito que haja uma emoção muito mais forte do que anteriormente, mais forte do que num simples dérbi ou num clássico entre estas duas grandes equipas que têm os mesmos pontos, e esses sim podem puxar pela equipa e criar uma transcendência coletiva com alguma influência na vontade e no querer dos jogadores de fora para dentro», acrescentou o antigo treinador do FC Porto.

Questionado sobre a forma com o FC Porto vai lidar com toda essa carga emocional do adversário, António Oliveira lembra que a equipa portista é profissional e que vai reagir bem pressão apesar de jogar frente a um Benfica muito apoiado pela massa associativa.

«Acho que o FC Porto vai reagir como é natural como reage sempre uma grande equipa que é, recheada de grandes jogadores e que sabe da responsabilidade que este jogo tem onde não está em causa somente os três pontos. Há muita coisa em jogo, muita coisa em causa. Acredito que o FC Porto tem de estar ao seu melhor nível para poder contrariar e ter argumentos para não só no jogo jogado entre as quatro linhas, mas também pela aquela emoção toda, aquela carga que se vai colocar no estádio que estará repleto como poucas vezes se voltará a ver pelo desaparecimento do Eusébio. Penso que a massa adepto vai comparecer em peso para apoiar a equipa de principio ao fim a pensar no Eusébio. Agora os jogadores vão alhear-se completamente disso porque é impossível pensar em duas coisas ao mesmo tempo, ou pensam no jogo ou pensam no Eusébio. Agora que vai haver uma motivação muito grande, uma motivação muito maior diferente se calhar do que tem sido os grandes dérbies e os grandes clássicos entre estas duas grandes equipas pelo facto do falecido Eusébio poder estar no espírito daquela massa associativa toda, poderá ter uma influência positiva no campo», frisou o ex-treinador do FC Porto.

«Eu aos meus jogadores se fosse treinador do FC Porto dizia o seguinte: "ganhem este jogo e façam homenagem ao Eusébio dediquem-lhe a vitória". Não lhes dizia absolutamente mais nada. Preparava a equipa com rigor e profissionalismo que é o que o FC Porto faz, e costuma fazer sempre, para ganhar o jogo e combatia esta onda que vai estar sob grande pressão e emoção. Com o devido respeito, era isso que eu pediria aos meus jogadores se fosse treinador de um dos lados. Ganhem e façam uma homenagem ao Eusébio, esse grande senhor do futebol mundial», sentenciou António Oliveira.

O jogo entre Benfica e FC Porto está agendado para domingo no estádio da Luz às 16h00 com arbitragem do portuense Artur Soares Dias.