O Sporting foi a equipa que mais “cresceu” em relação à primeira volta da edição 2012/2013 da I Liga portuguesa de futebol, ao somar mais 16 pontos, precisamente os mesmos que Paços de Ferreira perdeu.

A formação comandada por Leonardo Jardim fechou a primeira metade do presente campeonato com 34 pontos, contra os 18 somados na época passada, o que lhe permitiu, também, trepar seis posições, sendo, neste aspeto, batida pelo Nacional (+7).

No que respeita aos golos, o crescimento dos “leões” também é significativo, já que, liderados pelo colombiano Montero (13 tentos), somam mais 19 golos marcados, sendo que o guarda-redes internacional luso Rui Patrício sofreu menos sete.

Desde que, em 2006/2007, a I Liga encurtou de 18 para 16 equipas - o que já não se verificava desde 1986/87 -, os 34 pontos são o melhor registo do Sporting, que havia somado menos um (33) precisamente há sete anos.

Para encontrar um registo idêntico, à 15.ª jornada, é preciso recuar a 2003/2004, época em que a primeira volta só fechava após 17 jornadas, e, melhor, só em 1995/96, há quase 20 anos, quando o “onze” de Carlos Queiroz somou 36 pontos (37-11 em golos).

Em contraste com o Sporting, o Paços de Ferreira, que começou orientado por Costinha e já passou para as mãos de Henrique Calisto, perdeu 16 pontos e foi também o que mais caiu na tabela, do europeu quarto posto para o 16.º e último.

O conjunto da Mata Real soma apenas nove pontos, contra os 25 de 2012/2013, época em que acabou o campeonato num inédito terceiro lugar.

Em matéria de subidas, destaque especial também para o Nacional, de Manuel Machado, que, sem fazer grandes “ondas”, está com mais nove pontos e sete lugares acima, no quinto, uma posição condizente com as suas aspirações europeias.

Estoril-Praia (sete), Vitória de Guimarães e Gil Vicente (ambos três) e Académica e Vitória de Setúbal (ambos com dois) também têm mais pontos do que há um ano, sendo que os da Amoreira, os de Barcelos e os do Bonfim também subiram na classificação.

Por seu lado, o Sporting de Braga (sete) e o FC Porto (seis) secundam o Paços de Ferreira em matéria de pontos perdidos, mas mais quatro equipas têm números mais pequenos, o Marítimo, o Olhanense, o Rio Ave e até o “tricampeão de inverno” Benfica.

- Diferenças para 2012/2013:
Pontos:
Sporting                                       +16
Nacional                                       +9
Estoril-Praia                                 +7
Vitória de Guimarães                   +3
Gil Vicente                                   +3
Académica                                   +2
Vitória de Setúbal                        +2
Marítimo                                       -1
Olhanense                                     -2
Benfica                                          -3
Rio Ave                                         -3
FC Porto                                        -6
Sporting de Braga                         -7
Paços de Ferreira                         -16

Lugares:
Nacional                                         +7
Sporting                                          +6
Estoril-Praia                                    +3
Vitória de Setúbal                           +3
Gil Vicente                                      +2
Benfica                                             0
Vitória de Guimarães                       0
Académica                                       0
FC Porto                                          -1
Marítimo                                         -2
Olhanense                                       -2
Rio Ave                                           -3
Sporting de Braga                           -4
Paços de Ferreira                            -12