O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Mário Figueiredo, afirmou esta sexta-feira que as imagens da Benfica TV são válidas para uso de processos sumaríssimos levantados pela LPFP.

Em declarações ao jornal Público, o presidente da LPFP considerou que as imagens do canal do clube encarnado são tão válidas como as imagens da Sport TV para sustentar processos sumaríssimos levantados pela Liga como infrações disciplinares graves que escapem aos olhos dos árbitros no decorrer de um jogo.

 "Durante anos, as imagens da PPTV [empresa do empresário Joaquim Oliveira que adquire os direitos desportivos dos jogos de futebol e os vende à Sport TV] foram utilizadas para processos sumaríssimos, apesar do detentor desta empresa ser acionista do FC Porto, Sporting, Belenenses e SC Braga. E nunca ninguém pôs em causa que as filmagens dos jogos destas equipas fossem manipuladas para as beneficiar", começou por dizer Mário Figueiredo.

"Está nos regulamentos da Liga que todos os jogos têm de ser filmados e isso mesmo consta do relatório dos jogos", frisou o dirigente, adiantando, no entanto,  que os próprios clubes filmam todos os jogos disputados em casa, tendo depois que entregar "obrigatoriamente" essas imagens à Liga.

"A Sport TV (e também a Benfica TV desde a presente temporada) não filma os jogos todos das competições profissionais. Para além das filmagens realizadas por estes canais, a própria Liga, até ao final ano passado, filmou os jogos [estas imagens, para além de constituírem elementos de prova para sumaríssimos, eram também usadas para serem analisadas por uma comissão de observação e classificação dos árbitros que, entretanto, foi extinta], mas como os clubes também o faziam isto foi considerado redundante. Actualmente, no final dos jogos, obrigamos os clubes a fornecerem as filmagens que fizeram de cada jogo, que também podem ser usadas para efeitos disciplinares. É tudo filmado em bruto sem cortes e sem edição", sentenciou o presidente da Liga de Clubes que tem sido muito contestado por vários emblemas da I e II Liga devido à "guerra" que tem travado com o monopólio da Olivedesportos.