O Benfica venceu este domingo o Marítimo por 2-0 e regressou ao primeiro lugar do campeonato nacional.

Rodrigo foi o senhor golo, ao bisar na partida, ambos os tentos na primeira parte.

No primeiro jogo ‘a doer’ depois da saída da “peça rara” Nemanja Matic, o seu compatriota Fejsa foi o escolhido para ocupar a posição seis. Esforçou-se, mas tão cedo não fará esquecer o ‘gigante’, que ora defendia, ora iniciava as transações ofensivas.

À parte disso, houve, em todo o jogo, mais Benfica, até com lances de ‘nota artística’, e sem acusar a pressão de partir para o encontro com o Sporting em primeiro. E, menos ainda, com a pressão de estar diante do único adversário que o deixou em branco esta época para o campeonato.

Tal como Jesus anteviu, o Marítimo montou bem o sistema defensivo e esperou por um erro dos encarnados para sair no contra-ataque. Na realidade, poucas foram as vezes que Oblak teve de trabalhar. Primeiro, aos 24 minutos, Derley rematou forte, a bola bateu no relvado, e obrigou o guarda-redes a defesa incompleta. Valeu Maxi, a atirar para canto. Na sequência desse canto, grande defesa de Oblak, a esticar-se e a fazer a bola passar por cima da barra.

Nesta altura, já os insulares corriam atrás do prejuízo. Rodrigo, aos 19’, aproveitou da melhor forma um corte incompleto dentro da grande área por parte de Rossi e de pé esquerdo, fez o seu sexto golo.

João Diogo, aos 35’, viria a ser o pivot do pior momento do Marítimo em todo o jogo. No seu meio campo, o jogador dos verde-rubros perdeu a bola em zona proibida, enquanto era rodeado por Markovic e Rodrigo. O sérvio conseguiu recuperar a bola, deu para Rodrigo que correu, correu, correu e bateu de novo José Sá. Sétimo golo de Rodrigo, dividindo assim a liderança de melhores marcadores encarnados com Lima.

A segunda parte não trouxe um jogo melhor. A resposta do Marítimo, que seria de esperar, não aconteceu. Os insulares não conseguiam chegar com perigo à baliza de Oblak, mesmo com o Benfica menos ativo.

Ainda assim, viu-se jogadas dos encarnados a fazer lembrar outros tempos. Primeiro, aos 54’, numa jogada de contra-ataque a três tempos. Gaitán abriu bem para Rodrigo, que serviu Markovic no sérvio, quee voltou a dar para o camisola 19. Só que Rodrigo teve demasiadas cerimónias, acabando por atirar à malha lateral. Depois, Lima, aos 67’, a aquecer (e bem) as mãos a José Sá. Aos 77’, Enzo Pérez atirou à trave, mas a melhor jogada estava guardada para mais tarde.Grande abertura de Enzo, num cruzamento em arco, para Lima, que só com José Sá pela frente, atira à figura. 

O Marítimo, a cinco minutos do final, voltou a fazer brilhar Oblak, que defendeu à queima-roupa, com a ponta dos dedos, e a bola ainda bateu no poste.

O Benfica regressa à liderança, com 39 pontos, mais dois do que o Sporting.