FC Porto  e Benfica estão entre as equipas com mais futebolistas estrangeiros no seu plantel, de acordo com um estudo anual, realizado por uma empresa suíça, que coloca os dois "grandes" no "top-10" dos clubes europeus.

Os números, que constam no "Estudo Demográfico", elaborado pelo "Observatório do Futebol" (CIES Football Observatory), a que a agência Lusa teve acesso, fazem emergir os "dragões" e "águias" entre as formações das 31 primeiras divisões europeias.

Segundo os dados, relativos a outubro de 2013, o FC Porto  conta com 20 forasteiros num total de 24 jogadores, o que corresponde a 83,3 por cento do elenco portista, registo que o coloca no segundo posto do "ranking", somente atrás dos italianos do Inter de Milão (88,9).

Por seu lado, o Benfica também surge destacado neste particular, com 79,3 por cento de estrangeiros no plantel, que lhe confere o oitavo lugar, juntamente com a Fiorentina. Apesar de terem mais três forasteiros que o “rival” (23), os "encarnados" possuem um plantel mais alargado, composto por 29 futebolistas.

Além dos dois "grandes" lusos, o "top-20" divulgado neste estudo inclui cinco emblemas de Itália, cinco do Chipre, três de Inglaterra - entre os quais o Chelsea, de José Mourinho - dois da Escócia, um da Grécia, um da Turquia e um da Bélgica.

Desta forma, FC Porto  e Benfica lideram no número de estrangeiros na I Liga portuguesa, à frente de Rio Ave, Académica e Sporting, enquanto o Belenenses é a formação com menor tendência estrangeira, com seis forasteiros no seu plantel.