Portugal é um dos países mais representados nos principais campeonatos europeus de futebol, ocupando a sexta posição de um "ranking" liderado pelo Brasil, segundo o estudo anual elaborado pelo "Observatório do Futebol".

Segundo o "Estudo Demográfico", que diz respeito a outubro de 2013, há 152 futebolistas lusos a atuar no estrangeiro, registo que coloca Portugal na sexta posição dos países mais representados na Europa, juntamente com a Alemanha.

Apesar de um ligeiro decréscimo - na época passada eram 169 - o "produto" nacional continua a ser dos mais requisitados, sendo apenas superado pelos jogadores brasileiros (471), franceses (306), sérvios (211), argentinos (195) e espanhóis (178).

Pelo quinto ano consecutivo, a principal divisão do Chipre é a que tem maior incidência de portugueses, com 37 futebolistas, o que corresponde a quase um quarto do total de "emigrantes" lusos, ainda que ficando aquém do máximo verificado na época passada (67 portugueses).

A nacionalidade portuguesa está igualmente bem representada na Roménia (24 jogadores), Espanha (18) e Grécia (17), ao passo que Alemanha, Holanda, Escócia, Eslováquia e Suécia têm apenas um atleta luso nas suas divisões de topo.