Óscar Cardozo cumpre frente ao Gil Vicente, para a Taça da Liga, o seu 13.º jogo de ausência, depois de ter contraído uma lombalgia aguda. Quando o avançado se lesionou muitos questionavam a capacidade de o Benfica em ter poder de fogo, mas a verdade é que a equipa está até melhor ao nível da concretização.

Senão vejamos: a equipa marcou mais golos sem o Tacuara e houve maior distribuição dessa produtividade. Com o paraguaio, o Benfica marcou 21 golos em 13 jogos, sem ele conseguiu 28 tentos em 12 jogos. Com Tacuara o Benfica venceu oito vezes, empatou três e perdeu duas, enquanto depois da lesão venceram onze jogos e empataram apenas um.

Outro dado curioso é que que as águias passaram também a estar menos dependentes de um só jogador, emergindo as figuras de Rodrigo e Lima: o Tacuara marcou 43% dos golos da equipa enquanto jogou, enquanto agora a dupla Lima-Rodrigo divide os êxitos. O brasileiro já marcou por oito vezes e o hispano-brasileiro leva nove, sendo que antes da lesão de Cardozo tinha apenas um golo marcado.

Estes são dados para Jorge Jesus ter em conta, chegada que parece a hora do regresso de Cardozo. O ponta de lança pode voltar frente ao Sporting, um adversário a quem já marcou 12 vezes e em que no último jogo brilhou, fazendo um hat-trick em jogo da Taça de Portugal.