O Benfica não tem vendido muitos jogadores nas últimas cinco temporadas, mas os que vende é a bom preço. A comprovar isso está o valor recorde de Jorge Jesus, que conseguiu, em cinco anos, que os encarnados encaixassem mais de 250 milhões de euros.

Sairam Di Maria, Coentrão, Ramires, David Luiz, Javi Garcia, Axel Witsel e, mais recentemente, Nemanja Matic. Além de terem passado pelas mãos de Jesus, que mais têm em comum estes jogadores? Para facilitar, retiremos da jogada Javi Garcia (no Manchester City) e Axel Witsel (no Zenit), que fizeram parceria no meio-campo encarnado durante uma época. Todos são, ou foram, depois treinados por...José Mourinho, e a maioria está no...Chelsea.

O treinador português começou por levar Di Maria e Coentrão para o Real Madrid. Agora, regressado a Londres recupera Matic a meio de uma época. Só que o gosto pelos jogadores de Jesus também é partilhado pelo Chelsea, que já tinha comprado Ramires e David Luiz, também este num mercado de inverno.

Assim, concluí-se que no início desta temporada 2013/14 se juntaram os melhores 'compradores' do trabalho de Jorge Jesus no Benfica, conseguindo cinco em sete possíveis.