O Benfica empatou, este sábado, com o Gil Vicente a um golo, em jogo da 17.ª jornada do campeonato português que se disputou no Estádio Cidade de Barcelos. Lima (62') marcou o primeiro golo do encontro através da marca de grande penalidade, mas, aos 73 minutos, Vítor Gonçalves fez o empate. Cardozo falhou uma grande penalidade aos 94'. Benfica não aproveitou o deslize do FC Porto na Madeira e poderá ver, amanhã, o Sporting empatar pontualmente na frente da tabela.
Apesar de convocado, depois de ter enfrentado um período de recuperação por lesão, Jorge Jesus optou por deixar o paraguaio Óscar Cardozo no banco de suplentes.
Desta forma, o treinador do Benfica "lançou" Rodrigo no ataque dos encarnados, ele que foi vendido neste mercado de inverno por 30 milhões de euros, mas permanecerá ao serviço do Benfica até ao final da época. O sérvio Markovic e o brasileiro Lima completaram o trio atacante.
Depois de uma primeira parte amena, e sem golos, o embate no Minho ficou mais agitado com a expulsão de Siqueira aos 58 minutos por acumulação de cartões amarelos. Antes, os encarnados ficaram a pedir uma grande penalidade depois de Rodrigo ter sido agarrado por João Vilela, mas o árbitro mandou seguir.
Contudo, aos 60 minutos, Bruno Paixão viu Brito a cometer falta sobre Gaitán na grande área gilista e assinalou grande penalidade a favor dos encarnados. Na conversão, o avançado brasileiro Lima não falhou.
Os festejos dos encarnados duraram apenas 10 minutos, altura em que Vítor Gonçalves "tirou um coelho da cartola" com um grande golo, num remate de primeira, na sequência de um pontapé de canto. Neste lance, o guarda-redes Oblak podia ter feito melhor.
Até ao minuto 90, as duas equipas não conseguiram "desenvencilhar-se" do empate, ate é que já em tempo de compensação voltou a ser assinalado uma grande penalidade a favor dos encarnados, com Djuricic a ser travado em falta na área gilista. Óscar Cardozo, que tinha entrado ao minuto 74, falhou a grande penalidade, desperdiçando a oportunidade de ouro para somar três importantes pontos.
O Benfica (40 pontos) não soube aproveitar a derrota do FC Porto (terceiro classificado com 36 pontos) para aumentar terreno no primeiro lugar. O Sporting (37 pontos) é que poderá beneficiar dos deslizes dos dois rivais na receção à Académica.
Na próxima jornada há um dérbi lisboeta entre o Benfica e o Sporting, importante para as contas do pódio do campeonato português.