O FC Porto perdeu com o Marítimo por 1-0 e pode ficar mais longe do primeiro lugar. A formação de Paulo Fonseca rubricou uma exibição porbre na Madeira, num jogo decidido por Derlei, na transformação de uma grande penalidade cometida por Danilo aos 13 minutos. Já são 13 pontos perdidos fora de casa esta época.

Sem Fernando, coube a Defour ocupar o lugar do jogador brasileiro no meio-campo. Os madeirenses entraram fortes no jogo e depois de Derlei dar o primeiro aviso, a formação de Pedro Martins chegou ao golo aos 13 minutos, através de uma grande penalidade convertida por Derlei. O lance nasce de uma má abordagem de Danilo que, na tentativa de afastar a bola, tocou apenas em Danilo Pereira.

Este golo galvanizou a equipa de Pedro Martins, que tirando partido da intranquilidade, nervosismo e pouca intensidade do FC Porto, foi controlando o encontro.

Em termos ofensivos, a atuação do FC Porto na 1.ª parte resumiu-se a um livre de Quaresma que passou perto do poste e um remate fraco de Danilo de pé esquerdo. Muito pouco para quem tinha ambições de ganhar.

No segundo tempo a equipa de Paulo Fonseca melhorou. Entrou mais determinado, empurrando o Marítimo para perto da sua área. Quaresma teve uma boa ocasião mas Salin negou-lhe com uma palmada. E fez o mesmo na sequência do canto, a remate de Josué que levava selo de golo.

Mas Paulo Fonseca sabia que tinha de fazer algo e fez entrar Quintero e Ghilas para os lugares dos muito apagados Defour e Silvestre Varela.

Com mais espaço para contra-atacar, o Marítimo esteve perto do 2-0 aos 68 minutos mas Helton negou, com uma grande defesa, o golo a Danilo Dias. Na outra baliza foi Varela a ter uma soberana oportunidade para empatar a passe de Alex Sandro mas atirou ao lado, segundos antes de sair.

Na parte final do encontro, Paulo Fonseca passou a jogar a jogar com apenas três defesa, fazendo entrar Licá para o lugar de Maicon. Foi o arriscar tudo por tudo que não surtiu efeito.

Esta foi a terceira derrota do FC Porto nesta edição da I Liga, depois dos desaires frente a Académica em casa e com o Benfica fora.

Ao nono jogo, Pedro Martins consegue levar o seu Marítimo a vencer o FC Porto, depois de um empate e sete derrotas nos jogos anteriores. Os madeirenses não ganhavam desde 1 de dezembro.

O FC Porto já perdeu 13 pontos fora de casa esta época: três derrotas e dois empates.