Dois golos de Rafael Martins garantiram hoje o triunfo do Vitória de Setúbal sobre o Rio Ave, por 2-0, em jogo da 17ª jornada da Liga de futebol, marcado pela boa exibição de João Mário e por duas expulsões.
Numa partida considerada de grande importância para as duas equipas, que procuram garantir, quanto antes, a manutenção na I Liga, a equipa da casa precisou apenas de 46 segundos para inaugurar o marcador.
Alguns espetadores ainda estavam fora do estádio quando o avançado Rafael Martins correspondeu a um bom passe de Pedro Tiba e rematou sem hipóteses para o guarda-redes Ederson, colocando o Vitória de Setúbal a vencer por 1-0.
O Vitória de Setúbal iniciava o jogo em vantagem no marcador e até poderia ter aumentado a vantagem, aos 13 minutos, num bom remate de João Mário, jogador cedido pelo Sporting que foi aplaudido de pé pelo público do Bonfim.
O Rio Ave também teve algumas oportunidades para empatar a partida, a melhor aos 26 minutos, por intermédio de Pedro Santos, que rematou forte proporcionando uma boa defesa a Kieszek.
Na resposta da equipa sadina, a bola bateu na mão do defesa Marcelo dentro da grande área e o árbitro auxiliar que acompanhou o ataque do Vitória de Setúbal foi perentório a assinalar a respetiva grande penalidade.
Rafael Martins converteu de forma irrepreensível fazendo o segundo golo da sua conta pessoal e também o segundo do Vitória de Setúbal, que saiu para o intervalo a vencer por 2-0.
No reatamento da partida, o treinador do Rio Ave, Nuno Espírito Santo, fez três substituições, fazendo entrar Hassan, Ukra e Tarantini para os lugares Sandro Lima, Rúben Ribeiro e Luís Gustavo, mas sem grandes resultados práticos.
Embora pouco eficaz no ataque, o Rio Ave ainda poderia ter reduzido a desvantagem aos 57 minutos, numa saída em falso do guarda-redes Kieszek, mas Pedro Queirós conseguiu evitar o golo da equipa de Vila do Conde mesmo em cima da linha de baliza.
O jogo acabou por ficar decidido com a expulsão de dois jogadores do Rio Ave, Nuno Lopes e Edimar, ambos por terem visto o segundo cartão amarelo, aos 68 e 71 minutos, respetivamente.
Apesar da superioridade numérica, o Vitória de Setúbal nunca pressionou demasiado a equipa de Vila do Conde, dando a ideia de que estava mais preocupada em segurar a vantagem alcançada na etapa inicial de forma a garantir os três pontos.
A equipa de arbitragem foi muito contestada pela equipa de Vila do Conde, mas no estádio pareceu ter ajuizado bem nas decisões que suscitaram maior contestação de jogadores e equipa técnica do Rio Ave.