O Belenenses encerrou hoje o longo "jejum" de vitórias na I Liga de futebol, ao receber e vencer o Sporting de Braga por 2-1, em jogo da 17.ª jornada, "vingando" igualmente o pesado desaire da semana passada.
Uma semana depois do descalabro na Cidade dos Arcebispos (5-0), a formação de Belém emendou a "mão" e resolveu a "revanche" em oito minutos, com tentos de Miguel Rosa (50) e Filipe Ferreira (58), aos quais ainda respondeu Alan (68).
Os "azuis", que não sentiam o "sabor" da vitória há quase quatro meses, ganham fôlego na luta pela manutenção e distanciam-se, provisoriamente, dos dois últimos classificados, Olhanense e Paços de Ferreira, que se defrontam na quarta-feira, no encerramento da jornada.
Já o Sporting de Braga sofreu um revés na recuperação que vinha encetando e enjeitou a possibilidade de entrar em "zona europeia", somando a oitava derrota na competição.
Ainda assim, os bracarenses poderiam ter resolvido o encontro no decorrer da primeira parte, durante a qual construíram quatro claras oportunidades para sair para o intervalo com uma vantagem tranquila, a primeira das quais num corte de Duarte Machado, que embateu no poste da baliza de Matt Jones.
O guardião inglês estaria em destaque minutos depois, ao anular as intenções do romeno Rusescu, que voltaria a ficar perto do golo, num remate que saiu a centímetros do poste.
Contudo, o intervalo revelar-se-ia mau "conselheiro" para os visitantes, que viram Miguel Rosa combinar de forma perfeita com Rambé e inaugurar o marcador, aproveitando a passividade defensiva dos "arsenalistas".
Nem 10 minutos volvidos, foi a vez do recém entrado João Pedro - que pertence aos quadros do Sporting de Braga - fugir pela direita e cruzar para área, onde Filipe Ferreira teve a "arte" de receber e rematar à meia volta para o segundo dos "azuis".
Sem que nada o fizesse prever, os minhotos viam-se obrigados a correr atrás do "prejuízo" e a resposta chegaria numa "obra prima" de Alan: o "capitão" bracarense viu Matt Jones adiantado e rematou a uns bons 40 metros da baliza, assinando um "chapéu" perfeito.
Com o passar do tempo, o Sporting de Braga arriscou na busca pelo empate e foi "empurrando" o Belenenses para a sua defensiva, valendo à formação do Restelo Matt Jones, que negou por duas vezes a igualdade.
Num último fôlego, e já em cima do tempo de compensação, o lateral Milijkovic subiu à área belenense para tentar a sua sorte, mas o terceiro triunfo "azul" na I Liga seria novamente segurado pelas mãos de Matt Jones.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.