O Governo homologou hoje a Carta Desportiva Nacional, um documento que vai permitir criar até ao final de 2015 uma base de dados com a informação de todos os equipamentos desportivos existentes no país.

A formalização da Carta Desportiva Nacional foi feita esta manhã em Lisboa, através de um protocolo assinado entre o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e o Instituto do Território (IT), entidades responsáveis pelo projeto.

O secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, que participou na cerimónia, sublinhou a importância estratégica deste documento, que vai permitir reunir numa base de dados todas as infraestruturas desportivas do país.

“É um instrumento de gestão muito importante que peca por tardio. Até agora não dispúnhamos de um elemento orientador daquilo que o país tem e do que poderia ter”, referiu Emídio Guerreiro.

O governante admitiu mesmo que se já existisse há mais anos uma base de dados com todos os equipamentos desportivos “muitos erros de investimento poderiam ter sido evitados”.

“Há um conjunto de equipamentos desportivos que foram sendo feitos com a expectativa de que seriam sustentáveis ou de que teriam utilizadores, mas que afinal não teriam. Isso significa que no planeamento desses investimentos os decisores não tinham toda a informação necessária”, apontou.

Os dados sobre os equipamentos desportivos, que serão reunidos numa “grande plataforma digital e multilingue, irão conter, por exemplo, informações sobre o nível de ocupação, eventos e horários.

Segundo explicaram os promotores deste projeto, a base de dados, que estará disponível num portal da internet, permitirá, por exemplo, que um turista que é adepto de “squash” saiba onde pode procurar espaços para praticar este desporto.

A criação da base de dados, que deverá estar concluída até ao final do ano de 2015, representa um investimento de cerca de 706 mil euros, sendo que uma parte dessa verba resulta de financiamento de fundos comunitários.