O presidente da Académica, José Eduardo Simões, acusou esta quarta-feira o presidente da direção e da mesa da Assembleia-Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) de se terem apoderado do organismo e não prestarem contas aos clubes.
"A Liga está entregue a duas pessoas que se apoderaram dela, o presidente, Mário Figueiredo e o seu aliado Carlos Deus Pereira, presidente da mesa da Assembleia Geral, que não prestam o mínimo de esclarecimentos nem querem saber dos clubes para nada", disse à agência Lusa José Eduardo Simões.
O líder da Académica salientou que os responsáveis do organismo "têm uma agenda muito própria que é anti-clubes, sobretudo clubes de média e pequena dimensão, mas genericamente anti-futebol português e isso tem de ser discutido".
A "Briosa" foi um dos sete clubes - juntamente com Estoril-Praia, Vitória de Guimarães, Sporting de Braga, FC Porto, Belenenses e Tondela - que subscreveu o novo requerimento (terceiro) para a convocação de uma Assembleia Geral extraordinária com vista à destituição de Mário Figueiredo.
O documento foi subscrito por menos sete clubes em relação ao anterior pedido, indeferido na altura por falta de quórum, porque apenas seis dos 14 requerentes cumpriam os requisitos.
O primeiro requerimento já tinha sido chumbado por a maioria dos requerentes não preencher os requisitos necessários para a subscrição do pedido.
"Desde agosto que andamos a tentar fazê-lo, agora penso que será o pontapé final", referiu José Eduardo Simões, salientando que o requerimento apresentado leva anexado o comprovativo do pagamento das quotas associativas do mês de fevereiro, para evitar que o presidente da Assembleia-Geral tenha "dúvidas" na convocação da reunião magna.
O requerimento, segundo o dirigente academista, cumpre os Estatutos, que obriga à apresentação do número mínimo de 20 por cento dos 36 clubes, com quotas em dias.
"Este número de requerentes é o essencial para se fazer as coisas depressa e temos a documentação pronta para ser entregue a tempo e horas", explicou.
José Eduardo Simões acusou Mário Figueiredo de gestão "calamitosa" na LPFF, "com abandono de patrocinadores, desconsideração dos clubes, proibição de fazer reuniões e discutir os problemas do futebol".
"Este senhor não quer informar os clubes de qual é o novo patrocinador, porque a maneira de tratar a pontapé todos os patrocinadores que a Liga tem leva a que se vão afastando. Nós vamos ouvindo que a Sagres quer sair, que a Zon quer sair e baixou imenso o patrocínio, tal como a Sagres", frisou.
O presidente da Académica considerou inaceitável que, em fevereiro, a Liga ainda não tenha apresentado o Orçamento para esta época e o relatório de contas da temporada 2012/2013, nem tenha apresentado o "patrocinador da Taça da Liga, que o presidente Mário Figueiredo queria abolir no final da época passada".

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.