Está desfeito o mistério à volta de Nicolas Otamendi. O central argentino do FC Porto foi vendido ao Valência por 12 milhões de euros no último dia de fecho do mercado de inverno mas acabou por não ser inscrito pelo clube Che na Liga Espanhola.

Isto porque o Valência já não tinha mais vagas para jogadores extracomunitários. Otamendi assinou contrato de quatro anos e meio mas permanece no FC Porto. Um imbróglio que deverá ser resolvido em breve.

Durante o último dia do mercado de inverno, circularam rumores de que o defesa estaria ser negociado com o Valência mas o negócio nunca foi comunicado pelas partes. Mas nos primeiros dias de fevereiro surgiram indícios que apontavam para a saída do jogador. Otamendi saiu da lista de jogadores do FC Porto enviados para a UEFA, não viajou para a Madeira para defrontar o Marítimo e não tem vindo a treinar com os colegas. Os Dragões emitiram um comunicado afirmando que o jogador foi autorizado a ausentar-se para tratar de assuntos pessoais.

Na conferência de imprensa de Paulo Fonseca, de antevisão do jogo com o Penafiel, o treinador do FC Porto afirmou que Otamendi era um caso administrativo, o que fez aumentar os rumores da saída do argentino. Chegou-se a falar do interesse do Zenit e que o jogador estaria a ser negociado com os russos mas a verdade é que foi vendido ao Valência.

O clube espanhol promete hoje esclarecer os sócios sobre esta confusão. Otamendi poderá ser emprestado para a Rússia ou Ucrânia, países ainda com o mercado aberto, para poder jogar e ser uma opção da Argentina para o Mundial2014.