O presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), José Gomes, alertou hoje para o incumprimento de algumas associações em relação aos prémios a pagar aos árbitros, situações que se arrastam desde setembro.

Em declarações à agência Lusa, José Gomes referiu que a falta de pagamento por parte das Associações vive-se nos “campeonatos distritais”, dos iniciados aos seniores, e que se trata “de um problema grande”.

“É um alerta para as associações que, até ao momento não cumpriram aquilo que é por norma um serviço a ser pago até ao final do mês, regularizem as situações”, sublinhou o responsável da APAF.

José Gomes, que não quis para já avançar o nome das Associações incumpridoras, referiu que as verbas a pagar por jogo rondam uma média de nove a 10 euros e que os árbitros afetados vão desde os escalões de iniciados aos seniores, nos campeonatos distritais.

O presidente da APAF revelou ainda que muitos árbitros, num universo de cerca de 3.500 que se encontra no setor amador, têm que tirar verbas dos seus orçamentos familiares para poderem estar nos jogos e que outros são estudantes.

Para José Gomes é preciso também lembrar que é nesta vertente amadora que os árbitros “têm outro tipo de riscos”, sobretudo a nível da segurança”, que não existem no futebol profissional.