A PSP apresentou hoje a operação de segurança para o dérbi de domingo entre Benfica e Sporting, num jogo de "risco elevado" em que serão introduzidas algumas alterações ao dispositivo habitual.

O subintendente Pedro Valente Pinho sublinhou que este duelo será já um primeiro teste para a organização da final da Liga dos Campeões, em maio, no Estádio da Luz. "Há essa nuance. Queremos que a final da Champions seja um sucesso e para isso temos de fazer o trabalho de casa", adiantou o responsável da PSP, destacando a maior alteração: "Em termos de perímetros, estes serão mais largos para que mais gente aceda".

No entanto, o trabalho das forças de segurança não está a ser pensado na opinião que a UEFA possa ter. "O que queremos mostrar é que é seguro vir ao estádio. Neste momento não me preocupa a UEFA. A UEFA tem confiança em Portugal e o que queremos fazer é um trabalho mais dedicado", salientou.

Pedro Valente Pinho enalteceu ainda a melhoria da postura dos adeptos nos dérbis mais recentes. "Temos notado uma evolução no comportamento e os índices de violência tendem a diminuir", frisou, sem deixar de fazer alguns apelos para este domingo: "Pedimos que os adeptos venham cedo, espera-se um dia de chuva e isso pode aumentar ainda mais os tempos de espera. E que venham para se divertir". 

Por fim, tendo em conta que o Estádio da Luz deverá ficar perto da sua lotação máxima (65 mil pessoas), o subintendente da PSP esclareceu que os cerca de 3250 adeptos do Sporting deverão ficar na sua maioria dentro da 'caixa de segurança'.

As portas do Estádio da Luz abrem ao público às 16h00, enquanto o jogo está agendado para as 18h00.