O dérbi deste domingo entre Benfica e Sporting pode esclarecer as contas da liderança, mas há muitos outros motivos de interesse dentro de campo. Os guarda-redes na baliza de Benfica e Sporting são um deles, com Oblak a defender as redes encarnadas e Patrício de guarda aos postes verde e brancos.

Se o guarda-redes português leva já muitos jogos destes no currículo, o esloveno faz a sua estreia em dérbis frente ao grande rival das águias, depois de também se ter estreado em bom plano no clássico frente ao FC Porto.

Oblak assumiu a titularidade das redes encarnadas na sequência da lesão de Artur frente ao Olhanense e desde então não mais deixou a titularidade, exceção feita aos jogos da Taça da Liga e Taça de Portugal.

Com o esloveno na baliza, em quatro jogos a titular, o Benfica sofreu apenas um golo, precisamente na última jornada, frente ao Gil Vicente, e em que muitos analistas consideraram que o jovem de 21 anos não ficou bem na fotografia.

Já Rui Patrício lidera a defesa menos batida do campeonato, a que se junta também o melhor ataque. Com apenas dez golos sofridos, os leões têm menos três golos sofridos do que as águias.     

Contudo, já esta época, Rui Patrício ficou intimamente ligado ao triunfo do Benfica sobre os leões na Taça de Portugal. Com o jogo empatado a três bolas, Patrício teve uma intervenção infeliz que deu a Luisão a oportunidade de dar o apuramento ao Benfica.

Benfica e Sporting defrontam-se no Estádio da Luz, este domingo, a partir das 18h00.