O treinador do Paços de Ferreira disse hoje não acreditar em fraquezas do FC Porto e considerou fundamental não sofrer golos na primeira parte do jogo da 18.ª jornada da I Liga de futebol, no domingo.
Henrique Calisto disse, em conferência de imprensa, que o jogo no Dragão vai opor "duas equipas em situações diferentes, mas com o objetivo de ganhar pontos", refutando a ideia de um FC Porto fragilizado.
"É verdade que o FC Porto não tem estado bem, mas penso que as grandes equipas conseguem, nestes momentos, fazer das fraquezas força. Outro fator, o FC Porto pode ter uma grande oportunidade, que é o Benfica jogar com o Sporting, e pelo menos um vai perder pontos", afirmou Henrique Calisto.
Insistindo nesta ideia, o técnico disse que espera "encontrar um FC Porto ambicioso e forte", por quem diz ter "muito respeito", e revelou que, na estratégia do Paços, "é fundamental não sofrer golos na primeira parte".
"Não vamos jogar cá atrás, porque, se jogarmos muito cá atrás, `um dia o cântaro vai à fonte e parte´. Jogar `face to face´ obviamente que não, mas vamos jogar com as armas que temos, sabendo que, quanto mais tempo aguentarmos o 0-0, mais hipóteses temos de sair em contra-ataque", sublinhou.
Com esta afirmação, Calisto afastou a ideia de uma estratégia ultradefensiva frente ao FC Porto e até brincou com a imagem do novo autocarro do clube.
"Os autocarros dependem da cor, se for um autocarro amarelo vão dizer que é mesmo um autocarro, se for italiano dizem que é uma estratégia terrível, uma excelente estratégia. Já vi equipas a ganhar a `champions´ com dois autocarros, mas, como ganhou, não há autocarro. Se for o Paços, é o autocarro", afirmou.
O Paços de Ferreira não perde há quatro jogos, nos quais fez sempre golos, e "está melhor nos aspeto psicológico e emocional", insistiu o seu técnico, acrescentando ter confiança de que é possível "fazer um bom resultado" no Dragão.
"Mas, se não acontecer, a nossa fé é inquebrantável", precisou, relativizando as baixas no ataque (Carlão está indisponível e Buval fará um teste antes do jogo) e reiterando confiança nos jogadores disponíveis.
O Paços de Ferreira, 15.º classificado, com 13 pontos, vai defrontar o FC Porto, terceiro, com 36, no Estádio do Dragão, no domingo, às 18:45, num jogo que terá arbitragem de Cosme Machado (Braga).