A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) assegurou hoje, em carta enviado aos clubes e à Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a regularidade das inscrições dos jogadores e a possibilidade de utilização dos mesmos.

“A Liga é organizadora das competições profissionais e, nessa qualidade, assegura aos clubes que podem utilizar todos os jogadores que foram inscritos na Liga e cujo registo foi homologado pela FPF. Esta investida da FPF é um expediente lamentável para coagir a Liga a pagar o que não deve”, pode ler-se na missiva assinada pela diretora-executiva da LPFP, Andreia Couto, a que a Lusa teve acesso.

Em causa está a “ameaça de suspensão das inscrições expedida” sexta-feira e “comunicada à Liga às 18:54”, que o organismo considera “não tem qualquer cobertura regulamentar ou legal”, sublinhando que, “de facto, os clubes pagaram as inscrições e são completamente alheios às relações entre a Liga e a FPF”.

“A Liga tem um crédito sobre a FPF, que resulta do pagamento de quotas de inscrição que os vossos serviços cobraram em duplicado. Igualmente bem sabe que está a ser exigido pela FPF o pagamento de quotas de inscrição de jogadores que não se inscreveram na época desportiva 2013/2014, que a Liga, naturalmente, não aceita e, como tal, não exigiu aos clubes”, refere a LPFP, sublinhando que já estava marcada para segunda-feira uma reunião para discutir estes assuntos.

Na sua edição de hoje, o Jornal de Notícias titula que a "Liga não paga à FPF e põe transferência de (Ricardo) Quaresma (para o FC Porto) em risco", adiantando que "o registo da transação do jogador pode ser suspenso" e que os "portistas já foram informados".