O vento foi este domingo a "vedeta" da 18.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, obrigando ao adiamento por cerca de 48 horas do Benfica-Sporting, o primeiro dérbi de há muitos anos entre primeiro e segundo classificados na prova.
No Dragão, o FC Porto cumpriu o papel que lhe estava "confiado" e venceu por 3-0 o Paços de Ferreira, penúltimo do campeonato, o que lhe permitiu ascender provisoriamente ao segundo lugar, a um ponto apenas do Benfica.
Quando ainda falta acertar as contas entre "águias" e "leões", o Benfica comanda com 40 pontos, seguido do FC Porto, com 39 e do Sporting, com 38.
A ventania intensa no Estádio da Luz acabou por danificar a cobertura do recinto, o que tornou impraticável o relvado, ao mesmo tempo que também colocava em perigo a segurança nas bancadas, não deixando à Proteção Civil e aos dois clubes outra solução que o adiamento do jogo.
À hora prevista para o início do dérbi havia muitos detritos da cobertura pelo ar e foi decidido evacuar as bancadas. Quando estas já estavam praticamente vazias, caiu uma chapa sobre algumas cadeiras.
Cerca de 40 minutos depois da hora marcada para início foi anunciado pelos microfones que não haveria jogo e pedia-se aos espetadores que saíssem da Luz.
Entretanto, sensivelmente à mesma hora o tricampeão nacional começava a defrontar o Paços de Ferreira e cumpria o que se esperava, construindo uma vitória fácil.
Ricardo Quaresma abriu o ativo, aos 41 minutos, na conversão de uma grande penalidade, chegando-se ao intervalo com 1-0 no marcador. Mais dois golos na segunda parte, mas só mesmo no final, com Jackson Martinez, aos 88 minutos, e Ricardo Pereira, aos 90+1.
Com este golo, o avançado colombiano do FC Porto isolou-se na frente da lista de marcadores, com 14 pontos, contra 13 do seu compatriota do Sporting, Freddy Montero, que poderá "responder" terça-feira.
A derrota pacense levou a que os "castores" fossem apanhados na tabela pelo Olhanense, o "lanterna vermelha", que recebeu o Marítimo, com 1-1 no final dos 90 minutos.
Olhanense e Paços de Ferreira estão agora com 13 pontos, não muito longe do último lugar de manutenção assegurada, na posse do Belenenses (derrota por 2-0 com o Nacional, na ronda) com 15 pontos.
Rio Ave e Arouca empataram entre si, 1-1, faltando jogar, para terminar a 18.ª jornada, o Sporting de Braga-Gil Vicente, ainda hoje, e o Académica-Estoril-Praia na segunda-feira, além do adiado Benfica-Sporting.