A Martifer, com quem o Benfica tem um contrato de manutenção da cobertura do Estádio da Luz, vai avaliar na segunda-feira se há condições de segurança para realização do dérbi com o Sporting, disse à Lusa fonte oficial da empresa.
"A Martifer construiu a estrutura metálica da cobertura do Estádio da Luz e tem um contrato de manutenção com o Benfica. Nesse sentido, já foi solicitada para fazer uma vistoria e avaliar se há condições de segurança [para a realização do jogo na 18.ª jornada]", disse a mesma fonte, depois de o encontro ter sido adiado para terça-feira, devido a problemas da cobertura, da qual caíram detritos sobre o relvado e sobre as bancadas.
A mesma fonte disse que a vistoria deverá ser feita logo pela manhã, se as condições climatéricas permitirem, e que a decisão sobre a realização ou não do jogo da 18.ª jornada da I Liga de futebol, às 20:15 de terça-feira, será tomada em conjunto com o Benfica.
A Martifer foi também responsável pelas estruturas metálicas das coberturas do Estádio José Alvalade (Sporting) e do Estádio do Dragão (FC Porto).
No Brasil, forneceu as estruturas de três estádios do Mundial2014 - Arena Amazónia (Manaus), Arena Fonte Nova (Salvador da Bahia) e Arena Castelão (Fortaleza) - e do estádio do Grémio de Porto Alegre.
O encontro entre o Benfica, líder da I Liga, e Sporting, segundo classificado, estava marcado para as 18:00 de domingo e foi adiado devido aos danos na cobertura do Estádio da Luz, palco da final da Liga dos Campeões de 2014, da qual caíram detritos sobre o relvado e sobre as bancadas.
As equipas ainda subiram ao relvado para o aquecimento, mas depois de recolherem aos balneários já não regressaram. Cerca de 40 minutos depois da hora marcada para o início do encontro, foi anunciado o adiamento e o estádio foi evacuado.
Depois de terem saído os cerca de 50.000 espetadores presentes, caíram sobre as bancadas algumas placas, das quais pelo menos uma de grandes dimensões, com cerca de 40 metros quadrados, conforme relatou o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Mário Figueiredo.