O presidente da Câmara Municipal de Lisboa disse hoje, em Bruxelas, acreditar que tudo estará em ordem para a realização do encontro Benfica-Sporting, da Liga portuguesa de futebol, esperando regressar a tempo, pelo menos, da segunda parte.

Questionado, na capital belga, sobre os problemas no estádio da Luz que levaram ao adiamento do dérbi lisboeta, no domingo passado, o autarca insistiu que "não vale a pena dramatizar" a situação, provocada pelo mau tempo, e disse acreditar que "tudo ficará resolvido a tempo do jogo", jogo para o qual tem bilhete e cuja realização foi há momentos confirmada pela Liga portuguesa.

"Tanto quanto foi possível apurar, não há nenhum dano estrutural no edifício. Houve o deslocamento de algumas peças soltas do edifício, aquelas chapas de cobertura, em resultado do vento, e a direção do Benfica decidiu não iniciar o jogo, tendo em conta que não havia condições de imediatamente assegurar a estabilização dessas peças do estádio", apontou.

António Costa acrescentou que tem falado "com o presidente da Liga e com as instituições competentes para avaliarem a situação", e acredita que assistirá ao dérbi, ou a parte dele.

"Eu, pelo menos tenho bilhete para a segunda parte. Infelizmente, não poderei assistir à primeira, mas à segunda parte tenho esperança de assistir", afirmou o presidente da câmara lisboeta, que se deslocou hoje a Bruxelas para participar numa conferência de autarcas da União Europeia.

Questionado sobre se considera que o incidente de domingo passado justifica vistorias a outros recintos desportivos da capital, António Costa reiterou que "não vale a pena dramatizar a situação".

"Toda a gente sabe que quando há ocorrências meteorológicas anormais, produzem-se danos: há árvores que caem, há vidros que se partem, há peças que se soltam. Não vale a pena dramatizarmos o que não é suscetível de dramatização. (A ocorrência de domingo) Teve mais impacto porque estavam quase 70 mil pessoas no estádio e era um jogo muito especial. Eu, como presidente da Câmara, tenho sempre muito orgulho nesse dérbi lisboeta", concluiu.

O encontro entre Benfica e Sporting foi adiado para hoje às 20:15 devido aos danos na cobertura do estádio da Luz, palco da final da Liga dos Campeões de 2014, da qual caíram detritos sobre o relvado e sobre as bancadas.

As equipas ainda subiram ao relvado para o aquecimento, mas, depois de recolherem aos balneários, já não regressaram. Cerca de 40 minutos depois da hora marcada para o início do encontro, foi anunciado o seu adiamento.

A intempérie fez com que se desprendessem partes da cobertura do Estádio da Luz, que caíram sobre o relvado e as bancadas, sobretudo lã de rocha e placas metálicas. Depois de terem saído os cerca de 50.000 espetadores presentes, caíram sobre as bancadas algumas placas.