O Benfica está na frente do dérbi com o Sporting decorridos os primeiros 45 minutos do encontro. Nico Gaitán marcou para a equipa da casa aos 27 minutos.

A equipa da casa entrou muito mais pressionante no encontro e logo no primeiro minuto Gaitán dispôs da primeira ocasião para marcar. A defesa do Sporting facilitou e o argentino foi sozinho para a baliza mas acabou por se atrapalhar e o remate saiu já frouxo e em desespero. No minuto seguinte foi Lima a assistir Rodrigo, mas o lance acabou num pontapé de canto. 

Ao fim dos primeiros dez minutos de domínio encarnado, o Sporting conseguiu a primeira aproximação à baliza de Oblak, com Slimani a não conseguir segurar um passe de Montero.

Depois de uma entrada nervosa, o Sporting começou a respirar melhor e passou a dividir mais o jogo com os encarnados, embora as jogadas de maior perigo continuassem a surgir com mais frequência junto à baliza à guarda de Rui Patrício.

Aos 23 minutos mais um lance de perigo junto da baliza verde e branca e nova falha da defessa leonina. Após pontapé de canto, o central saltou sozinho e quase bateu Patrício. Contudo, aos 27’, o guardião português pouco pôde fazer perante Gaitán, que não perdoou e fez o 1-0 na Luz. Fejsa roubou a bola a Adrien, deu para Maxi e o uruguaio cruzou para o coração da área, onde o argentino apareceu a encostar, mesmo empurrado por Cédric.

Os dois rivais de Lisboa partiram para este dérbi separados por dois pontos, com vantagem para as águias que lideram o campeonato.