A inscrição de 24 jogadores de 14 emblemas das competições profissionais já estava paga à Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmou hoje à Lusa fonte oficial da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

De acordo com a mesma fonte, os 20 mil euros transferidos pela LPFP para a FPF não se destinavam a saldar estas inscrições, entre as quais se encontrava a do extremo internacional português do FC Porto Ricardo Quaresma.

“As inscrições sobre as quais a FPF notificou os clubes no final da tarde de sexta-feira, 07 de fevereiro – já depois do encerramento dos serviços da Liga e da FPF – encontravam-se liquidadas desde janeiro, seja através de pagamento direto, seja por acerto de contas, nos termos devidamente comunicados à FPF”, frisou a fonte oficial da LPFP.

Em causa, estava um encontro de contas de dezembro de 2013, no qual era exigido, por parte da FPF, o pagamento de cerca de 20 mil euros, que não se reportavam às inscrições destes 24 jogadores, mas a outras.

“O pretenso crédito reclamado pela FPF diz respeito a montantes que a LPFP não cobrou aos clubes, por entender que não são devidos, em virtude de não corresponderem a declarações de vontade de inscrição ou de transferência de atletas”, salientou a fonte da LPFP.

Na passada sexta-feira, a FPF alertou 14 clubes, nove da I Liga, casos de FC Porto, Sporting de Braga, Vitória de Guimarães, Rio Ave, Paços de Ferreira, Gil Vicente, Belenenses, Arouca, Olhanense, e cinco da II Liga (Oliveirense, Sporting da Covilhã, Atlético, Farense e Moreirense), para as faltas de pagamento das inscrições de 24 dos seus jogadores por parte da LPFP.

No mesmo dia, a LPFP assegurou, em carta enviada aos clubes e à FPF, a regularidade das inscrições dos jogadores e a possibilidade de utilização dos mesmos.

Na sua edição de sábado, o Jornal de Notícias titula que a "Liga não paga à FPF e põe transferência de (Ricardo) Quaresma (para o FC Porto) em risco", adiantando que "o registo da transação do jogador pode ser suspenso" e que os "portistas já foram informados".