O Benfica conseguiu ontem fazer o pleno de vitórias nas receções aos rivais Sporting e FC Porto, algo que já não alcançava desde a temporada 2009/10. Curiosamente, esse feito valeu então o que os adeptos encarnados tanto ambicionam agora: o título de campeão nacional, que foge da Luz desde esse ano.

Com efeito, a equipa de Jorge Jesus até repetiu na atual edição da Liga o resultado perante dragões e leões, ao impor-se a ambos por 2-0, em jogos onde a sua superioridade não teve qualquer discussão.

Se com o FC Porto as coisas têm sido mais difíceis nestes anos recentes, os golos desta terça-feira assinados por Gaitán e Enzo Pérez deram continuidade ao jejum do Sporting na Luz. O 2-0 de ontem foi uma repetição do resultado da época do anterior título, com os golos a serem na altura apontados por Cardozo e Aimar.

Por outro lado, é preciso recuar até à época 2007/08 para encontrar a última visita dos leões ao reduto encarnado sem averbar uma derrota, tendo então o jogo ficado 0-0. O derradeiro triunfo sportinguista remonta a 2005/06, quando a 28 de janeiro de 2006 o Sporting bateu as águias por 3-1.

O primeiro passo para uma possível inversão de ciclo foi já no passado mês de janeiro, quando o Benfica recebeu o FC Porto e venceu com tentos de Rodrigo e Garay, num jogo realizado ainda com a morte de Eusébio como pano de fundo. Um triunfo que homenageou o ‘Pantera Negra’ na Luz e que consolidou as aspirações encarnadas no campeonato.

O triunfo sobre a formação de Paulo Fonseca foi o primeiro desde 2009/10, tendo-se registado nos três anos seguintes duas derrotas e um empate com os dragões. Este jejum encarnado na Luz significou também a hegemonia portista no final da classificação, com a conquista de três títulos em outros tantos anos.

Em 2009/10, um golo solitário do argentino Javier Saviola ditou o triunfo encarnado numa partida marcada pela chuva e pelas confusões no túnel da Luz. Esta época, o ‘salero’ argentino voltou a fazer das suas na Luz.