O presidente da Associação Portuguesa Árbitros de Futebol veio a público defender os árbitros, depois das ferozes críticas do SC Braga, após a eliminação dos minhotos na meia-final da Taça da Liga.

José Fontenelas Gomes reconheceu que Benquerença errou: "O Olegário está bem. E tem de estar bem. Ele sabe que errou. Já falei com ele, mas não em relação a esta situação de um eventual pedido de desculpas que tem sido comentada. Falei mais para me inteirar daquilo que se estava a passar e como é que ele estava", afirmou o líder da APAF à RTPN.

A arbitragem de Olegário Benquerença no Rio Ave 2-1 SC Braga foi muito contestada pelos bracarenses, com António Salvador a pedir para que o árbitro de Leiria não volte a arbitrar jogos dos arsenalistas. José Fontenelas sublinhou que esta decisão está nas mãos de Vítor Pereira, presidente do Conselho de Arbitragem da FPF.

"É um árbitro como todos os outros, que faz parte dos quadros, e cabe ao CA entender se o deve designar ou não para mais jogos do Sp. Braga. Essa função está definida e não é por um clube dizer que não quer ver este ou aquele árbitro a dirigir os seus jogos que o CA o irá fazer", frisou José Fontenelas, sublinhando que o árbitro de Leiria irá saber analisar a situação.

"Os árbitros, tanto o Olegário como outro qualquer, sejam da 1.ª categoria ou outra, sabem analisar os erros que cometem e sabem sobretudo treinar-se durante a semana para esse erro não voltar a acontecer. Ao contrário do que as pessoas pensam, os árbitros sabem claramente quando erram e como hão-de ultrapassar esse erro", disse o presidente da APAF à RTPN.