O treinador do Sporting de Braga, Jesualdo Ferreira, disse hoje esperar que a revolta pela arbitragem na Taça da Liga seja aproveitada no sentido positivo já diante o Estoril-Praia, segunda-feira, na 19ª jornada da I Liga de futebol.

Os bracarenses criticaram duramente a atuação do árbitro Olegário Benquerença no recente jogo com o Rio Ave, das meias-finais da Taça da Liga (derrota por 2-1), com o presidente, António Salvador, a falar em "roubo" e a garantir que o clube vai enviar uma exposição ao Conselho de Arbitragem.

"A revolta foi geral e imediata, mas agora queremos aproveitá-la no sentido positivo, esperando que não seja uma condicionante, como é muitas vezes se não for conduzida para objetivos claros. Não podemos perder o que já ganhámos apenas porque aconteceu aquilo, situação em que somos os menos culpados", afirmou o técnico na conferência de imprensa de antevisão à visita ao Estoril-Praia.

Jesualdo Ferreira frisou ainda que os protestos nunca foram dirigidos para o Rio Ave e defendeu, tal como António Salvador, que o juiz de Leiria não devia apitar mais nenhum jogo do Braga até ao final da época.

"Quem tem responsabilidades não devia fazer isso", frisou, recordando que "não foi a primeira vez que aconteceram penáltis fora da área e expulsões" contra o Braga nesta temporada.

Segundo Jesualdo Ferreira, a sua equipa "tem sido sujeita a acontecimentos que outras não foram e teve que passar por cima disso".

"Assim não, mas a realidade é que há mais vida para além desse jogo, aquela final já não conta. Queremos voltar a mostrar a qualidade e o valor que temos, este foi um dos pontos negativos da época, mas temos que o transformar em desafios do futuro", reforçou.

Segunda-feira, os bracarenses defrontam o Estoril-Praia, equipa que já bateram por duas vezes (no campeonato por 3-2, e na Taça da Liga, fora, por 2-1), mas Jesualdo Ferreira espera muitas dificuldades no reduto dos estorilistas.

"Para se ser feliz lá é preciso trabalhar muito, ser competente e, aqui e ali, ter a sorte que não tivemos noutros jogos. É um desafio às nossas capacidades depois de um ciclo de jogos grande que se iniciou a 29 de dezembro [de 2013], porque o Estoril tem bons jogadores e uma boa equipa", disse.

O Braga está a quatro pontos do adversário e, no caso de vitória, aproxima-se, mas se perder cria-se um fosso de sete pontos: "É verdade, perdemos pontos que não devíamos ter perdido, não podemos alterar essa realidade, mas temos confiança na nossa melhoria e na nossa qualidade de jogo", disse.

No final da conferência de imprensa, Jesualdo Ferreira fez questão de dar os parabéns a Toni, do qual foi adjunto no Benfica nas décadas de 80 e 90 do século passado.

"Parabéns ao meu amigo Toni pelo feito de ter conquistado uma Taça do Irão. Depois dos sofrimentos que teve, não só na sua carreira como também na vida pessoal, ser tratado como foi lá é uma satisfação muito grande para mim e sei como ele se sente feliz", disse.