O FC Porto venceu, este domingo, o Gil Vicente por 1-2, em jogo da 19.ª jornada do campeonato português, que se disputou no Estádio Cidade de Barcelos. Varela esteve em destaque ao marcar os dois golos do FC Porto e assim consolidar o segundo lugar, estando a quatro pontos do primeiro lugar, depois da vitória de hoje do líder Benfica por 0-2 em Paços de Ferreira.
Os Dragões, que não conseguiram vencer em Barcelos nas últimas três épocas - entre I Liga e Taça da Liga -, tinham um teste difícil, num terreno tradicionalmente complicado para os azuis e brancos. O Gil Vicente também necessitava de pontos, uma vez que não vence para a I Liga desde os primeiros dias de novembro de 2013, na 9.ª jornada.
Para este desafio, e face ao último encontro, Paulo Fonseca decidiu repetir a última equipa inicial utilizada contra o Paços de Ferreira no Dragão, que venceu por 3-0. Abdoulaye voltou a fazer parelha com Mangala no eixo da defesa, Herrera continuou no meio-campo e Varela foi o extremo ao lado de Jackson e Quaresma.
Mais determinado, o FC Porto mostrou sinais positivos na primeira parte e daí resultou o primeiro golo da partida aos 19 minutos. Num cruzamento de Herrera para Varela, o internacional português antecipou-se a Gabriel e cabeceou para o fundo das redes, inaugurando o marcador na cidade minhota.
Passados quatro minutos, Danilo enviou uma bola ao poste e por pouco não fez o segundo para a formação visitante.
À meia hora de jogo, foi a vez do Gil Vicente assustar a baliza de Helton, com Brito a rematar para uma defesa incompleta do capitão portista e Abdoulaye a evitar o empate em cima da linha de golo.
Ao intervalo, a vantagem portista ajustava-se com uma exibição positiva, isto depois de nos últimos encontros ter estado irreconhecível com um futebol de fraca qualidade.
A segunda parte começou com uma oportunidade para o Gil Vicente. Na sequência de um lançamento lateral longo, Hugo Vieira desviou a bola na pequena área e Helton defendeu em dificuldade.
À passagem do minuto 53, com um trabalho individual notável ao desenvincilhar-se de vários homens do Gil, Silvestre Varela apontou e disparou para o segundo golo do FC Porto, bisando na partida.
Mas, logo após o segundo golo portista, Hugo Vieira rematou de pé direito, após assistência de Diogo Viana, e marcou, diminuindo a desvantagem para a equipa da casa.
Até ao apito final, o FC Porto beneficiou de muitas situações para marcar e sentenciar a partida, mas os homens comandados por Paulo Fonseca voltaram a perder a orientação à baliza de Adriano Facchini.
Com este triunfo, os Dragões recuperam o segundo lugar, roubado ontem pelo Sporting, e está agora a quatro pontos do líder Benfica.