O FC Porto perdeu, este domingo, com o Estoril em casa por 0-1, em jogo da 20.ª jornada do campeonato português, que se disputou no Estádio do Dragão. Portistas perdem o segundo lugar para o Sporting, com mais dois pontos, e podem ficar a sete do primeiro lugar, caso o Benfica vença amanhã o Vitória de Guimarães no fecho da ronda. Cinco anos depois, o FC Porto perdeu no Estádio do Dragão.
Depois do “tropeção” no Estádio do Dragão, na passada quinta-feira, onde o FC Porto empatou a dois golos com o Eintracht Frankfur na primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa, Paulo Fonseca teve de enfrentar novamente a fúria dos adeptos com uma derrota caseira no campeonato, algo que não acontecia desde 25 de outubro de 2008, frente ao Leixões.
Para este desafio, e face ao jogo europeu, o treinador dos azuis e brancos deixou bem claro que Abdoulaye é a sua referência no eixo da defesa portista. O central senegalês não jogou contra os alemães por estar impedido de representar o FC Porto nas competições europeias, uma vez que já jogou com a camisola do Vitória de Guimarães. Carlos Eduardo, que entrou a meio do último desafio, voltou a sentar-se no banco de suplentes.
O Estoril foi a primeira equipa a roubar pontos ao FC Porto, graças ao empate (2-2) registado na primeira volta do campeonato e, esta noite, voltou a entrar destemido com grande atitude por parte dos jogadores da equipa da Linha nos duelos individuais.
Do outro lado, os jogadores portistas voltaram a mostrar muita desconcentração nos cruzamentos. Durante a primeira parte, Josué e Herrera tiveram muitas dificuldades na organização defensiva e nos momentos decisivos e necessários para o contra-ataque.
A poucos minutos para o final da primeira parte, com a posse de bola favorável ao FC Porto (56%), o Estoril subiu as suas linhas e evidenciou-se, ainda mais, a falta de entrosamento por parte da formação comandada por Paulo Fonseca.
Ao intervalo, com tudo a zero, a equipa azul e branco não se livrou de uma chuva de assobios por parte dos adeptos no Dragão, voltando a demonstrar o descontentamento pela falta de empenho e atitude dos jogadores.
O FC Porto entrou melhor na segunda parte e, aos 54 minutos, Herrera podia ter inaugurado o marcador numa recarga de um remate Quaresma, mas o mexicano falhou o alvo a poucos metros da baliza de Vagner.
Perto do minuto 70, o treinador Marco Silva recebeu ordem de expulsão por alegados protestos e insultos à equipa de arbitragem, liderada por Vasco Santos.
Aos 76 minutos, o árbitro assinalou grande penalidade a favor do Estoril após ter visto uma falta de Mangala sobre Evandro. Na conversão, o goleador do Estoril bateu na perfeição o guarda-redes Helton, inaugurando o marcador no Dragão. O central francês foi expulso neste lance e colocou o FC Porto a jogar com dez elementos.
Depois do golo sofrido, alguns adeptos voltaram a demonstrar a sua insatisfação, agora junto do banco do FC Porto. No final, com lenços brancos nas bancadas, o FC Porto, que esta noite jogou sem alma, saiu do estádio sob insultos: "Vocês são uma vergonha"!
O Estoril, quarto classificado, sai do Dragão com uma vitória histórica e a equipa da Linha está agora a seis pontos do terceiro, lugar ocupado pelo FC Porto.