O Benfica cimentou a liderança do campeonato nacional esta segunda-feira depois de vencer o Vitória de Guimarães por 1-0 no fecho da 20.ª jornada.  A equipa de Jorge Jesus apresentou-se na Luz sem Cardozo e Garay, mas teve a magia de Lazar Markovic no 400º jogo de Luisão com a camisola encarnada. O Vitória de Guimarães criou muitas dificuldades através de lances de contra-ataque, mas Oblak venceu o duelo com Maazzou, uma das surpresas no onze inicial de Rui Vitória.

O jogo na Luz começou praticamente com um lance de perigo do Benfica no primeiro minuto quando Sílvio, adaptado ao lado direito por ausência de Maxi, descobre Rodrigo que na cara do golo remata fraco para defesa de Douglas. Apesar do bom arranque, a entrada forte do Benfica não conheceu continuidade no desenrolar do jogo, muito em parte devido a uma paragem de quatro minutos na sequência de um choque entre Enzo Perez e Jardel. O Vitória de Guimarães aproveitou a paragem para algumas correções posicionais e conseguiu reduzir o espaço entre linhas à formação encarnada, que sentiu muitas dificuldades em subir no terreno com uma circulação de bola fluída.

A jogar em contra-ataque, o Vitória de Guimarães explorou cirurgicamente o adiantamento da equipa do Benfica. Maazzou surgiu várias vezes na área do Benfica e deu muito trabalho tanto aos centrais encarnados como aos laterais, nomeadamente a Siqueira. Aos 36 minutos, Maazou consegue espaço na área encarnada e remate forte para uma grande defesa de Oblak.

A paragem de jogo fez mal à equipa do Benfica, que só à entrada da meia-hora do cronómetro voltou a criar perigo junto à baliza de Douglas muito por obra de Lazar Markovic. O médio sérvio foi gradualmente espalhando magia no relvado da Luz, com as suas "habituais" arrancadas diagonais de forma a servir os companheiros da frente. Em apenas dois minutos, Markovic criou duas situações de golo que Rodrigo e Sulejmani não conseguiram aproveitar.

A cinco minutos do intervalo, o Benfica acabou por inaugurar o marcador por intermédio de Lazar Markovic após uma triangulação com Rodrigo, que colocou o sérvio frente-a-frente com Douglas, e que com um toque subtil passou a bola por cima do guarda-redes do Vitória de Guimarães para entrar com a bola na baliza do adversário já com o estádio da Luz a aplaudir o golo anunciado.

No segundo tempo, coube ao Vitória de Guimarães dar o pontapé de saída, e logo no primeiro minuto da segunda parte Crivellaro faz um remate com perigo à baliza de Oblak. A bola rasou o poste encarnado deixando clara a intenção da formação minhota de regressar a jogo. O Benfica respondeu ao lance visitante com um cabeceamento de Rodrigo e um remate de Sílvio, que Douglas defendeu exemplarmente. O jogo estava bem disputado e no minuto seguinte foi a vez de Oblak negar o golo a Maazou. O guarda-redes esloveno, bem posicionado, defendeu o cabeceamento de cima para baixo do avançado do Níger.

Aos 70 minutos, os 36 mil adeptos nas bancadas aplaudiram efusivamente o regresso de Salvio, que entrou para o lugar de Sulejmani. A entrada do argentino agitou um pouco o jogo do Benfica, e aos 83 minutos Lima quase fazia o segundo do encontro. Rui Vitória ainda lançou Tomané no jogo, mas o Benfica acabou por dominar as operações até ao final do encontro.

Com este resultado, o Benfica cimentou a liderança do campeonato nacional, com cinco pontos de vantagem sobre o Sporting, e sete sobre o FC Porto. O Vitória de Guimarães mantém o sexto lugar, mas perdeu a oportunidade de capitalizar o empate do SC Braga. Destaque ainda para o sétimo jogo consecutivo do Benfica em casa sem sofrer golos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.