O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) deu hoje início à 10.ª edição da Semana Contra O Racismo e a Violência no Desporto e assinou um memorando com várias entidades para junção de forças.

Entre as entidades que subscreveram o memorando, destaque para a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o Comité Olímpico de Portugal, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, a Câmara Municipal de Lisboa, a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, a Associação Nacional de Treinadores de Futebol e os jornais desportivos Record, A Bola e O Jogo.

Entretanto, o SJPF elegeu como embaixador da Semana Contra o Racismo e a Violência no Desporto o antigo internacional português Abel Xavier.

O presidente da FPF, Fernando Gomes, destacou a importância de pugnar por valores do respeito mútuo e do “fair-play” e o papel que o desporto tem desempenhado na defesa desses valores.

“Somos todos iguais e digo não à discriminação, ao racismo, à xenofobia e à violência, fenómenos que devemos erradicar. O Sindicato de Jogadores e o Abel Xavier podem contar com a FPF no combate a estes flagelos”, disse Fernando Gomes.

Já Abel Xavier admitiu que o tema lhe era “muito sensível”, até pela sua própria “experiência de vida”, pondo a tónica no alertar das consciências para a erradicação do racismo, da xenofobia, da discriminação social.

“Vi, ouvi e senti muitas coisas que não gostei ao longo da minha vida e da carreira de jogador”, referiu Abel Xavier, remetendo para as origens, um bairro social degradado em Moçambique, onde nasceu, passando pelo seu percurso como jogador profissional, até aos dias de hoje.

O antigo internacional português reconheceu, todavia, que “não existe muito racismo no desporto em Portugal”, mas vincou a necessidade de prevenir e combater este fenómeno antes que o mesmo assuma maiores proporções.

O presidente do Sindicato dos Jogadores, Joaquim Evangelista, considerou Portugal “um país de boas práticas em relação ao racismo e à xenofobia”, mas alertou para a importância de não se descuidar o assunto, sobretudo junto dos jovens.

A 10.ª edição da “Semana Contra o Racismo e a Violência no Desporto” tem um programa, do qual se destacam várias ações nos estádios, com a exibição de faixas alusivas ao tema nos jogos Sporting-Sporting de Braga, Belenenses-Benfica, Vitória de Guimarães-FC Porto e Estoril-Olhanense, da 21.ª jornada da Liga de futebol e nos jogos das seleções nacionais de sub-21, contra a Macedónia, e princpal, contra os Camarões, ambos a 5 de março,.

Do programa constam dois “roadshow” em Lisboa, um que será uma ação de sensibilização, animação e proximidade entre a comunidade e jogadores profissionais, com a utilização de um camião com contentor multiusos com imagem exterior e interior para contacto direto com o público, com sessões de autógrafos e atribuição de brindes, e outro nas escolas preparatórias e secundárias, com vista à consciencialização juvenil para o problema do racismo e da violência no Desporto.

O ponto alto do evento será um jogo de futebol entre ex-jogadores e personalidades da sociedade civil.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.