A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) decretou esta quinta-feira um minuto de silêncio a anteceder os jogos dos escalões profissionais, a disputar no próximo fim de semana, em homenagem ao antigo futebolista Mário Coluna, que morreu na terça-feira.
“Para conhecimento dos clubes e demais interessados vimos por este meio comunicar que, em memória de Mário Esteves Coluna, um dos grandes nomes do futebol português, a Comissão Executiva da LPFP, determinou que, no início dos jogos da 21.ª jornada da I Liga e da 32.ª da II Liga, seja respeitado um minuto de silêncio”, pode ler-se no comunicado da LPFP.
O antigo internacional português morreu na terça-feira, aos 78 anos, em Maputo, vítima de uma vítima de infeção pulmonar grave, estava internado desde domingo no Instituto do Coração, na capital moçambicana.
Nascido em Inhaca, Moçambique, a 06 de agosto de 1935, Coluna conquistou a Taça dos Campeões Europeus em 1961 e 1962 - com um golo em cada final -, foi campeão nacional 10 vezes e conquistou a Taça de Portugal em sete ocasiões ao serviço do Benfica, clube que representou entre 1954 e 1970, fazendo 525 jogos oficiais.
Com a camisola da seleção portuguesa, efetuou 57 jogos e marcou oito golos, envergando a braçadeira de capitão quando Portugal foi terceiro classificado no Mundial de 1966, em Inglaterra, que ainda hoje continua a ser a melhor classificação lusa em campeonatos do Mundo.
Em Moçambique, no início da carreira, alinhou pelo Desportivo de Lourenço Marques, tendo encerrado o percurso como jogador no Estrela de Portalegre (1971/72), depois de uma época no Olympique de Lyon, em França.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.