O treinador do Vitória de Guimarães mostrou esta sexta-feira vontade de vencer domingo na receção ao FC Porto, na 21.ª jornada da I Liga de futebol, apesar do "muito respeito" pela equipa portista e os seus jogadores "de elite".
"Sabemos que vamos defrontar uma equipa forte e difícil, mesmo com os problemas que têm existido. Eu nunca deixo de reconhecer que é uma equipa que ganhou uma série de títulos nacionais, tem jogadores no mercado a 40/50 milhões e, por isso, a qualidade está lá. Espero um jogo difícil", disse Rui Vitória, na conferência de antecipação à partida de domingo.
Para o técnico, as vantagens dos vimaranenses poderão estar no facto de constituírem uma "equipa jovem", com "uma grande vontade de competir" e "uma grande ambição": "Gostávamos muito de vencer e vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para o conseguir", referiu.
Questionado sobre se o empate seria um bom resultado, uma vez que, ainda que em casa, o Vitória de Guimarães defronta o atual tricampeão nacional, Rui Vitória disse que quando entram em campo os seus jogadores "não pensam nisso".
"Os meus jogadores sabem que só tentamos empatar se aos 90 minutos não conseguirmos ganhar e quando não se ganha tenta-se não perder", afirmou o técnico.
Para Rui Vitória não existe "desvantagem competitiva" dos "azuis e brancos" em relação ao Vitória de Guimarães por terem jogado quinta-feira para a Liga Europa. Aliás, o treinador vitoriano recordou que os minhotos também viveram uma situação semelhante há uns meses.
"Quero lembrar, por exemplo, de um jogo da taça que nós fizemos em que jogamos à quinta-feira aqui com o Bétis (Liga Europa) e depois estávamos aqui no domingo a jogar com o FC Porto (Taça de Portugal). E não foi por isso que não tivemos um bom desempenho do ponto de vista físico", disse.
Sobre o período pelo qual está a passar o FC Porto, que vem de uma derrota caseira (1-0) com o Estoril-Praia e está a sete pontos do líder do campeonato, o Benfica, Rui Vitória desvalorizou esta questão e disse que até espera "motivação acrescida".
Já o Vitória de Guimarães, vem de uma derrota (também 1-0) em casa dos "encarnados", mas o treinador disse ter gostado da atitude dos vitorianos na Luz.
"No último jogo, a personalidade que mostrámos no Estádio da Luz é motivo de orgulho e, ao mesmo tempo, de tranquilidade. E vamos enfrentar o jogo fazendo tudo para ganhar, com respeito", completou Rui Vitória.
Sobre a possibilidade de reencontrar Abdoulaye, que esteve emprestado ao Vitória de Guimarães e regressou ao FC Porto no mercado de janeiro, Rui Vitória brincou que "apesar do grande potencial" do atleta "em termos europeus" espera que o franco-senegalês "dê barraca" no domingo.
Quanto ao processo de renovação de contrato, o técnico dos minhotos admitiu que o mesmo está parado, mas frisando que "não tinha de ser diferente" e que está "focado no jogo e no plantel".
"Neste momento, a minha preocupação é o jogo e o Vitória é aí que está focado. Mas, não houve qualquer avanço em relação a isso e quando as pessoas o entenderem, cá estamos para falar. Mas, dizer também que não tinha de haver avanços", concluiu.
O jogo entre Vitória de Guimarães, sexto classificado, com 29 pontos, e o FC Porto, terceiro, com 42, está agendado para as 19h15 de domingo, no Estádio D. Afonso Henriques, e será arbitrado por Marco Ferreira, da Madeira.