A Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD apresentou um resultado líquido consolidado do primeiro semestre de 2013/14 negativo em 29,2 milhões de euros, revelou aquela sociedade à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
De acordo com o comunicado enviado, os "dragões" revelam que aquele resultado é "bastante inferior ao obtido no período homólogo, principalmente devido à diminuição dos resultados com transações de passes de jogadores".
A SAD "azul e branca" adianta que os proveitos operacionais, excluindo os proveitos com passes de jogadores, "apesar da diminuição das receitas de participação nas provas europeias, atingem os 40,2 milhões de euros, o que significa uma redução de apenas 1% face ao exercício anterior".
É também realçado, na rubrica custos operacionais, o crescimento em 6%, justificado no facto de terem diminuído os custos com o pessoal em relação ao período homólogo, na ordem do milhão de euros.
Em relação aos resultados com transações de passes de jogadores, atingiram os 2,5 milhões de euros, uma diminuição de 26,9 milhões de euros relativamente ao primeiro semestre de 2012/13, o que se explica por não se terem verificado vendas de direitos desportivos de jogadores, com valores relevantes, naquele período.
O relatório da SAD portista acrescenta que os resultados operacionais atingiram os 20,2 milhões de euros negativos, "o que representa uma queda significativa face aos resultados operacionais de 11,4 milhões de euros apresentados no anterior" exercício.
Aquela SAD revela ainda um "capital próprio negativo, atingindo em 31 de dezembro de 2013 os 19,3 milhões de euros a nível individual, pela incorporação dos resultados obtidos no primeiro semestre de 2013/14".
O ativo total líquido diminuiu 16%, "pela queda dos montantes em caixa e de valores a receber de clientes, atingindo os 191,1 milhões de euros em 31 de dezembro de 2013".
A SAD portista sublinha ainda que o passivo diminuiu 7,4 milhões de euros face a 30 de junho de 2013, atingindo um total de 212,7 milhões de euros.
A finalizar, a SAD "azul e branca" refere que os resultados apresentados ainda não incorporam a transferência do defesa-central argentino Otamendi para os espanhóis do Valência, no valor de 12 milhões de euros, que se concretizou após o fecho do período.