O FC Porto empatou, este domingo, com o Vitória de Guimarães a dois golos, em jogo da 21.ª jornada do campeonato português, que se disputou no Estádio D. Afonso Henriques. Quaresma e Licá colocaram o FC Porto a vencer por 0-2, mas os golos de Maazou e Marco Matias ditaram o empate na cidade-berço. Os Dragões estão agora a nove pontos do Benfica e a quatro do Sporting. 
Depois da passagem aos oitavos de final da Liga Europa, na passada quinta-feira, ao empatar a três golos com o Eintracht em Frankfurt, o "contestado" Paulo Fonseca regressou à Liga com a missão de não deixar fugir o grupo da frente, constituído por Benfica e Sporting.
O golo do empate na Alemanha valeu ao argelino Ghilas a titularidade no D. Afonso Henriques, relegando o colombiano Jackson Martínez para o banco de suplentes. Varela também fez companhia ao colombiano e foi Licá o extremo desta tarde. Recorde-se que Jackson e Varela estiveram com limitações físicas nos últimos dias.
Aos 18 minutos, o guarda-redes Douglas cometeu uma grande penalidade sobre Carlos Eduardo na área vimaranense e o árbitro Marco Ferreira foi perentório a assinar grande penalidade a favor dos azuis e brancos. Na conversão, o extremo português Ricardo Quaresma não falhou e colocou o emblema da Invicta em vantagem na cidade-berço.
Aos 41 minutos, num ressalto de bola, surgiu o extremo Licá a empurrar para o fundo das redes depois de um remate de Ghilas, fazendo o segundo da partida.
Quando tudo parecia indicar que o FC Porto estava encarrilado para uma boa exibição, eis que surgiu o empate. O primeiro golo do Vitória surgiu ainda na primeira parte, no minuto 45, por intermédio de Maazou, e o tento do empate, da autoria de Marco Matias, apareceu aos 52 minutos.
Já com Varela e Jackson em campo, o jogo continuava a bom ritmo, com incerteza no resultado final, com duas equipas a procurarem o golo e com um Vitória a ter uma excelente atitude.
Até ao final da partida as duas equipas não conseguiram desfazer o empate e os pontos foram repartidos. Os Dragões estão cada vez mais longe do primeiro lugar, a nove pontos do Benfica, que esta tarde venceu no Restelo, e a quatro do Sporting, que ontem venceu em casa o SC Braga.
Depois da derrota para o campeonato em casa, na jornada anterior, frente ao Estoril, o FC Porto volta a não vencer e a preocupar os adeptos portistas.