Paulo Fonseca é o sétimo treinador do FC Porto a ser “chicoteado” na “era” Pinto da Costa, iniciada há 32 anos, e apenas o quinto a sair no decorrer do campeonato nacional de futebol.

O técnico, que hoje completa 41 anos, junta-se a Quinito (1988/89), Tomislav Ivic (93/94), Octávio Machado (2001/2002), Luigi Del Neri e Victor Fernandez (ambos em 2004/2005) e Co Adriaanse (2006/2007).

Deste sexteto, Del Neri e Adriaanse não passaram, porém, da pré-temporada, sendo que o italiano foi despedido ao abrigo dos três meses de experiência, e o holandês abandonou em pleno estágio de preparação para o que seria a sua segunda época nos “dragões”, após a conquista do título em 2005/2006.

O técnico que na época passada levou o Paços de Ferreira ao terceiro lugar do campeonato e arrancou a presente temporada com a conquista da Supertaça (3-0 ao Vitória de Guimarães) passa a ser também o primeiro a sair pós janeiro.

Eleito pela primeira vez presidente a 17 de abril de 1982, Pinto da Costa só trocou de treinador em 1988/89, quando despediu Joaquim Duro de Jesus, vulgo Quinito, depois de uma goleada por 5-0 sofrida em Eindhoven, com o PSV, para a Taça dos Campeões.

Curiosamente, Quinito estava invicto no campeonato, com cinco vitórias e seis empates, para um total de 16 pontos, que valiam o terceiro posto, a dois pontos do líder Benfica.

No imediato, Alfredo Murça orientou a equipa dois jogos, interinamente, antes do regresso de Artur Jorge, com o qual a equipa “azul e branca” terminaria o campeonato no segundo posto, a sete pontos dos “encarnados”.

A segunda “chicotada” aconteceu em 1993/94, com o croata Tomislav Ivic, na sua segunda experiência no clube, a cair após a 17.ª jornada do campeonato, quando seguia em terceiro, a um ponto do Sporting e quatro do Benfica.

O inglês Bobby Robson, que havia sido despedido pelo Sporting, foi o escolhido e acabou o “nacional” no segundo posto, a dois pontos do Benfica. Viria a ser campeão nas duas épocas seguintes (1994/95 e 95/96).

Quase uma década depois, em 2001/2002, Octávio Machado, que começou a época a vencer a Supertaça, foi a terceira vítima, caindo na 19.ª ronda, após um desaire por 2-0 com o Boavista, que deixou os “azuis e brancos” a sete pontos do líder Sporting.

O seu substituto foi José Mourinho, que nada ganhou até ao final da época – terceiro no campeonato, a sete pontos do Sporting -, mas ganhou “tudo” nas seguintes, nomeadamente a Liga dos Campeões e a Taça UEFA, sem esquecer dois campeonatos.

Bem mais atípica foi a época 2004/2005, com o italiano Luigi Del Neri a ser despedido em plena pré-temporada, depois de os dirigentes portistas acharem que não servia.

O espanhol Victor Fernandez foi o eleito e ganhou a Taça Intercontinental e a Supertaça, mas não resistiu aos maus resultados no campeonato. Caiu após 19 rondas e uma derrota caseira por 3-1 com o Sporting de Braga, a 30 de janeiro de 2005.

Os “dragões” eram quartos, mas a apenas dois pontos dos “arsenalistas”, surpreendentes líderes. Seguiu-se José Couceiro, que lutou pelo título até à última jornada, mas sem sucesso, já que o Benfica perdeu menos três pontos.

A última mudança datava, até hoje, de 2006/2007, quando Co Adriaanse “bateu com a porta” no estágio de pré-época, sendo substituído interinamente por Rui Barros, que, depois de vencer a Supertaça, cedeu a “pasta” a Jesualdo Ferreira.

O técnico que estava a preparar o Boavista acabou por ganhar o campeonato, sendo que, a exemplo de Victor Fernandez, não começou em desvantagem pontual.

Mais de sete anos volvidos, o FC Porto volta a mudar de treinador, com Paulo Fonseca a não resistir ao terceiro posto no campeonato, a nove pontos do líder Benfica e a quatro do Sporting, segundo classificado.

Para já, e interinamente, o substituto é Luís Castro, o técnico da equipa B, que lidera a II Liga.

- As mudanças de treinador no FC Porto desde 1982/83:

Época             Saiu                         Entrou
1988/89     Quinito                         Artur Jorge (a)
1993/94     Tomislav Ivic               Bobby Robson
2001/02     Octávio Machado         José Mourinho
2004/05     Luigi Del Neri (b)        Victor Fernandez
                  Victor Fernandez          José Couceiro
2006/07     Co Adriaanse (b)           Jesualdo Ferreira (c)
2013/14     Paulo Fonseca               Luís Castro (d)

(a) - Alfredo Murça orientou a equipa dois jogos, interinamente.
(b) - Na pré-temporada.
(c) - Rui Barros orientou a equipa uma vez, interinamente.
(d) - Interinamente.