O presidente da Mesa da Assembleia-Geral (AG) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Carlos Deus Pereira, convocou esta quinta-feira uma reunião magna do organismo para o dia 14 de março, para apreciar o relatório e contas e o orçamento.
De acordo com a convocatória, a que a agência Lusa teve acesso, Carlos Deus Pereira marcou a AG para o próximo dia 14 de março, às 16h00, na sede da LPFP, no Porto.
Na ocasião, e de acordo com a ordem de trabalhos da reunião, vão ser apreciados e votados o relatório e contas da LPFP referente à época 2012/13, o orçamento para a presente temporada, assim como outros assuntos de interesse associativo.
A convocação desta reunião magna ocorre depois de Carlos Deus Pereira ter indeferido, a 24 de fevereiro, o terceiro pedido de uma reunião magna para destituir o presidente do organismo, Mário Figueiredo, então feito por sete clubes, considerando que não cabia ao presidente da Mesa da AG da LPFP "decidir se existe ou não justa causa para destituir o presidente da LPFP, ainda que a ausência de justa causa seja patente"
"Essa tarefa caberia sempre à própria AG. Mas já cabe nas atribuições deste mesmo presidente da Mesa, enquanto único titular do poder de convocar, avaliar se o direito atribuído aos associados é ou não exercido dentro dos limites definidos pelo fim social ou económico desse direito", podia ler-se no parecer do jurista Armando Triunfante, que sustentou o indeferimento desse requerimento por parte de Carlos Deus Pereira.
Esta foi a terceira vez que um grupo de clubes apresentou um requerimento para a marcação de AG extraordinárias para a destituição de Mário Figueiredo. Os dois primeiros foram chumbados pelo facto de a maioria dos requerentes não preencher as condições necessárias para a subscrição do pedido.