O presidente da Mesa da Assembleia-Geral (AG) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Carlos Deus Pereira, convocou esta sexta-feira uma reunião magna para eleições no organismo no dia 11 de junho, às 16h00, no Porto.
“Convoco os associados no pleno exercício dos seus direitos para reunirem em AG ordinária no dia 11 de junho de 2014, pelas 16h00, na sede da LPFP, no Porto”, pode ler-se na convocatória assinada por Carlos Deus Pereira, em cumprimento dos “termos estatutários”, que referem que “a eleição dos órgãos da LIGA tem lugar em assembleia-geral ordinária durante o mês de junho”.
Na ordem de trabalhos, a que a agência Lusa teve acesso, o principal ponto é a “eleição dos órgãos sociais da LPFP para o quadriénio 2014-2019”, que ocorre após o fim do mandato de Mário Figueiredo.
Na quinta-feira, o presidente da Mesa da AG da LPFP convocou uma reunião magna do organismo para o dia 14 de março, para apreciar o relatório e contas e o orçamento.
A convocação destas duas reuniões magnas ocorre depois de Carlos Deus Pereira ter indeferido, a 24 de fevereiro, o terceiro pedido de uma reunião magna para destituir o presidente do organismo, Mário Figueiredo, então feito por sete clubes, considerando que não cabia ao presidente da Mesa da AG da LPFP "decidir se existe ou não justa causa para destituir o presidente da LPFP, ainda que a ausência de justa causa seja patente"
"Essa tarefa caberia sempre à própria AG. Mas já cabe nas atribuições deste mesmo presidente da Mesa, enquanto único titular do poder de convocar, avaliar se o direito atribuído aos associados é ou não exercido dentro dos limites definidos pelo fim social ou económico desse direito", podia ler-se no parecer do jurista Armando Triunfante, que sustentou o indeferimento desse requerimento por parte de Carlos Deus Pereira.
Esta foi a terceira vez que um grupo de clubes apresentou um requerimento para a marcação de AG extraordinárias para a destituição de Mário Figueiredo. Os dois primeiros foram chumbados pelo facto de a maioria dos requerentes não preencher as condições necessárias para a subscrição do pedido.