O líder Benfica aumentou estedomingo para sete pontos a vantagem sobre o segundo classificado, o Sporting, ao vencer o Estoril (2-0) e beneficiar do empate dos “leões” em Setúbal (2-2), na 22.ª jornada da I Liga de futebol.
Numa ronda em que o FC Porto estreou o treinador Luís Castro, sucessor de Paulo Fonseca, com um triunfo por 4-1 sobre o Arouca, colocando-se a dois pontos do conjunto de Alvalade, o Benfica resolveu na Luz em 20 minutos, perante mais de 56.000.
O central e “capitão” Luisão e o avançado Rodrigo transformaram em golos a superioridade inicial dos “encarnados”, que, depois, souberam controlar o resultado, não sofreram golos pela 15.ª vez nos últimos 16 jogos oficiais – na I Liga já são 737 minutos.
O Benfica, que já tinha ganho na Amoreira na primeira volta (2-1), afastou, assim, os “fantasmas” da última época, já que foi frente ao Estoril, na Luz, com um empate 1-1, que o “onze” de Jorge Jesus começou a perder o campeonato de 2012/2013.
A formação de Marco Paulo teve 58 por cento de posse de bola, contra 42 do Benfica, mas, exceção a um livre ao poste, após desvio na barreira, Oblak viveu uma tarde descansada, ao contrário de Vagner, que ainda viu Lima marcar um golo mal invalidado.
Os “encarnados” venceram e beneficiaram do empate do Sporting, que esteve a vencer duas vezes, mas não foi capaz de ganhar no Estádio do Bonfim, frente ao Vitória de Setúbal (2-2), num embate com arbitragem errática e muitas queixas de Leonardo Jardim.
Slimani e Adrien Silva, de penálti, marcaram para os “leões”, enquanto Rafael Martins e Ricardo Horta faturaram para os sadinos, o último também de grande penalidade, já aos 89 minutos, “roubando” autenticamente dois pontos ao Sporting.
Desta forma, e além de ter ficado a sete pontos do Benfica, o Sporting viu o FC Porto aproximar-se, para dois pontos, depois de um triunfo por 4-1 na receção ao Arouca, precisamente em vésperas do clássico, no próximo domingo, em Alvalade.
Os números da vitória portista, porém, não refletem as dificuldades que o FC Porto sentiu para ultrapassar o Arouca, as quais ficam espelhadas no facto de só ter conseguido marcar o terceiro golo, o da tranquilidade, aos 83 minutos.
A figura do encontro foi o internacional luso Ricardo Quaresma, que “bisou” e ainda falhou um penálti – depois de já ter concretizado um, o que inaugurou o marcador -, enquanto Jackson Martinez voltou, com felicidade, aos golos.
Ao marcar aos 90+1 minutos, com a ajuda de um defesa contrário, o colombiano aumentou para dois golos (15 contra 13) a vantagem sobre o seu compatriota Fredy Montero, do Sporting, que voltou a ficar em “branco” e até foi suplente.
Do lado oposto da tabela, o Olhanense e o Belenenses empataram a zero em Olhão e deixaram sozinho, na última posição, o Paços de Ferreira, que caiu por 2-0 na receção ao Gil Vicente.
O conjunto da Capital do Móvel, agora orientado por Jorge Costa, não tirou partido da vitória moralizadora da semana passada, frente ao Marítimo, na estreia do seu novo treinador, e foi surpreendido pelo Gil Vicente, com a curiosidade de um dos golos ter sido marcado por Caetano, que tinha sido dispensado pelos pacenses em janeiro última, na reabertura de mercado.
A ronda 22, que abriu sexta-feira com um “nulo” entre Rio Ave e Académica e prosseguiu sábado com o triunfo caseiro do Sporting de Braga face ao Nacional (2-1), apenas fecha segunda-feira, com a receção do Marítimo ao Vitória de Guimarães.