O FC Porto voltou aos triunfos depois de vencer, este domingo, o Arouca por 4-1, em jogo da 22.ª jornada do campeonato português, que se disputou no Estádio do Dragão e na estreia de Luís Castro no comando técnico dos azuis e brancos. Quaresma (11' e 83'), Carlos Eduardo (23') e Jackson (90') marcaram os golos do emblema da Invicta.
Numa semana atribulada no Dragão, com a saída de Paulo Fonseca do comando técnico dos azuis e brancos, Luís Castro deixou a equipa B para liderar a formação principal até ao final da época. O técnico de 52 anos, que deixou o FC Porto B na liderança da II Liga, teve o seu primeiro teste - e com resultado positivo - no Estádio do Dragão.
Para este desafio, Luís Castro não fez muitas alterações na equipa habitualmente titular, com destaque para Carlos Eduardo e Defour no meio-campo dos azuis e brancos.
Herrera, Josué, Quintero e Ghilas ficaram no banco de suplentes e, no sentido contrário, Mangala foi o lateral esquerdo no lugar de Alex Sandro, que ficou a cumprir castigo.
O FC Porto apresentou-se muito bem nos primeiros minutos de jogo, a circular muito bem a bola perante cerca de 27 mil espetadores em casa. Aos 11 minutos, o árbitro Hugo Miguel assinalou grande penalidade a favor do FC Porto e, na conversão, Ricardo Quaresma marcou o primeiro golo para os Dragões.
Depois, Carlos Eduardo movimentou-se bem no coração da área do Arouca, girou, a rematou para o segundo golo.
À passagem da meia hora, Rui Sampaio fez o golo que permitiu reduzir a desvantagem para o FC Porto.
O árbitro da partida assinalou a segunda grande penalidade favorável aos azuis e  brancos e, ao contrário da primeira oportunidade, Quaresma enviou a bola para a bancada norte do Estádio do Dragão.
Ao intervalo, os Dragões venciam por 2-1.
Na etapa complementar, o FC Porto baixou o nível de qualidade de jogo, o que permitiu à formação orientada por Pedro Emanuel aproveitar as fragilidades do Dragão, mas não foram suficientes para marcar, pelo menos, o golo do empate. Perto do minuto 70, e numa saída precipitada de Helton, o Arouca esteve muito perto de voltar a marcar, por duas vezes.
Com o Arouca mais exposto, ao tentar marcar no Dragão, foi a vez do FC Porto explorar e, aos 83 minutos, Quaresma "encheu o pé" num remate de primeira e fez o terceiro golo, o segundo da conta pessoal. Nota para o trabalho de Ghilas, que entrou aos 79' para o lugar de Varela, pelo lado esquerdo.
Mas ainda houve tempo para mais um golo portista, desta vez da autoria de Jackson Martínez - com a ajuda da defesa do Arouca -, que há muito estava de "costas voltadas" para os golos.
Os Dragões não venciam para o campeonato português desde o 2-1 em Barcelos, frente ao Gil Vicente, na 19.ª jornada, a 19 de fevereiro. Durante este período, o FC Porto de Paulo Fonseca jogou ainda a eliminatória dos 16 avos de final da Liga Europa e também não conseguiu vencer.
Na próxima jornada, o FC Porto vai a Alvalade, numa altura em que as duas equipas estão separadas por dois pontos. Mas antes do clássico em Lisboa, os Dragões recebem, esta quinta-feira, os italianos do Nápoles para a Liga Europa.