José Leirós considera que a nomeação de Olegário Benquerença para o jogo entre o Sporting e o FC Porto acaba por "dar jeito" a muita gente. O antigo árbitro de futebol, em declarações à Renascença, sublinhou que a não nomeação dos quatro melhores árbitros é uma forma do Conselho de Arbitragem de os proteger.

"Olegário Benquerença terá alguma segurança e haverá cobertura às opções do Conselho de Arbitragem e de alguns árbitros. Dá jeito, porque Olegário Benquerença está em final de carreira, não terá qualquer prova de fogo, e dá jeito porque Vítor Pereira não terá o problema de ter os melhores árbitros portugueses disponíveis para os jogos mais difíceis e comprometerem-se. Estou a lembrar-me, por exemplo, de Pedro Proença e de Jorge Sousa", disse Leirós.

O antigo árbitro lamenta que os melhores homens do apito não sejam colocados à prova, como acontece noutros países.

"Em Inglaterra, é diferente. Aqui, os árbitros portugueses são bons mas não são colocados à prova. Antigamente, os melhores árbitros estavam nos jogos mais difíceis. Atualmente, não é assim", lembra.

Olegário Benquerença irá dirigir o quinto encontro entre Leões e Dragões. O último, a 29 de dezembro de 2013, na fase de grupos da Taça da Liga, terminou empatado a zero.