Jorge Silvério apresentou esta tarde no Museu do Desporto, em Lisboa, o seu estudo sobre a vantagem de jogar em casa na principal Liga portuguesa ao longo dos últimos 18 anos.

Numa sessão que contou com a presença do Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Emídio Guerreiro, e de dirigentes do Sporting, como Augusto Inácio ou Vicente Moura, o psicólogo desportivo explicou as conclusões da sua investigação. À margem do evento, teve ainda tempo para se pronunciar sobre o clássico deste domingo entre Sporting e FC Porto e se o facto de jogar em Alvalade iria mesmo beneficiar os leões.

"Quando falamos de um jogo entre duas equipas como FC Porto e Sporting é difícil dizer que há um favorito. Há um conjunto de fatores a favor de uma equipa e outro conjunto de fatores a favor da outra. O fator casa joga a favor do Sporting, obviamente, porque vai ter muitas mais pessoas a apoiar a equipa. Do outro lado, temos uma vantagem grande para o FC Porto que é o de ter havido há pouco tempo uma mudança de treinador e os jogadores normalmente têm um acréscimo de motivação", explicou o antigo Provedor do Adepto da Liga e atual coordenador dos oficiais de ligação dos adeptos da FPF.

No entanto, Jorge Silvério revelou mais um 'trunfo' para os dragões: a perspetiva de poder ultrapassar o seu rival após reduzir a distância pontual na classificação. "O último resultado também joga a favor do FC Porto e o Sporting terá de responder a isso", sentenciou.

O Sporting-FC Porto está marcado para este domingo, às 19h15, no Estádio José Alvalade.