Jorge Paixão disse hoje que para ganhar em Coimbra à Académica, sexta-feira, em jogo da 23ª jornada da I Liga de futebol, o Sporting de Braga terá que "jogar nos limites".
O treinador dos minhotos está à espera de uma Académica a jogar "mais em espera e em transição”, pois “essa é a sua identidade", mas considera que é uma equipa "forte, que tem feito um excelente campeonato e tem um treinador de qualidade".
"Para ganharmos, temos que ser uma equipa muito forte e, principalmente, fazer aquilo que tem feito desde que aqui cheguei: jogar nos limites. Se assim for, estaremos muito mais próximos de poder ganhar e essa é a nossa intenção", disse.
O técnico quer "dar continuidade" aos bons resultados que os minhotos têm obtido em Coimbra nos últimos anos, perante um adversário que considerou como um candidato à Europa.
Em caso de derrota, os bracarenses são ultrapassados pela Académica na tabela classificativa, mas se ganharem "cavam" um fosso de cinco pontos de distância e é dessa forma que vão encarar o jogo, garantiu Jorge Paixão.
O técnico não vai poder contar com Alan e Sasso, os mais recentes lesionados (além de Rafa e Éder), mas, seguindo a máxima que "todos os jogadores são importantes", desvalorizou essas baixas, notando serem oportunidades para outros atletas, nomeadamente da equipa B.
"Não entendo uma equipa em torno de um jogador, mas de um núcleo de jogadores", detalhou, não querendo avançar com o substituto do experiente capitão Alan.
Na primeira volta, a Académica venceu em Braga (1-0), mas o treinador recusa qualquer ideia de vingança: "Isso não existe em futebol, só para a imprensa ou para os adeptos, para os jogadores não".
Diante do Nacional (vitória por 2-1), Jorge Paixão alterou o sistema de jogo do Sporting de Braga, colocando a equipa a jogar num 4x4x2 em losango, como explicou no final dessa partida.
"O sistema agradou-me, os jogadores interpretaram muito bem o que eu queria. Se é para manter? Não é preciso fazer muitas conta de cabeça para saber tendo em conta os jogadores disponíveis", disse.
O jogo entre Braga, sexto classificado, com 30 pontos, e Académica, nono, com 28, está agendado para as 20:00 de sexta-feira, no Estádio Cidade de Coimbra, e será arbitrado por Marco Ferreira, da Madeira.